Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31870

Title: Colecções privadas portuguesas no contexto científico internacional – António Paes da Silva Marques e Francisco Tavares Proença Júnior
Authors: Pereira, Elisabete
Editors: Caleidoscópio
Keywords: arqueologia
antropologia
colecionismo
ciência
Issue Date: 2014
Publisher: Editora Caleidoscópio
Citation: Elisabete J. Santos Pereira. "Colecções privadas portuguesas no contexto científico internacional – António Paes da Silva Marques e Francisco Tavares Proença Júnior". In Internacionalização da Ciência. Internacionalismo Científico, edited by Salgueiro, Ângela; Nunes, Maria de Fátima; Rollo, Maria Fernanda; Lopes, Quintino, 133-141. Lisboa, Portugal: Editora Caleidoscópio, 2014.
Abstract: O interesse pelas antiguidades e identidades regionais, no âmbito do estudo da «Terra» e do «Homem Português», foi prolífico na formação de colecções e «museus» privados espalhados pelos mais remotos locais de norte a sul do país. Essas práticas coleccionistas dos séculos XIX e XX, habituais junto de alguns membros da elite ilustrada, estavam frequentemente integradas em redes globais de disseminação do conhecimento. Os objectos colectados eram difundidos internacionalmente e as colecções/«museus» privados eram frequentados por curiosos, eruditos e inclusivamente académicos nacionais e estrangeiros. Esta internacionalização decorria da frequente colaboração dos coleccionadores com instituições e cientistas, trocando conhecimentos, documentos e objectos, mas também da «profissionalização» de alguns destes «amadores» que passaram a projectar as suas personae em congressos científicos internacionais ou em reconhecidas revistas da especialidade. Evidenciando a importância das colecções como fontes para a história da ciência, nesta comunicação abordaremos os percursos de António Paes da Silva Marques e de Francisco Tavares Proença Júnior, bem como a forma como as suas colecções se projectaram no contexto científico internacional e contribuíram, quer para a valorização da história e patrimónios locais, quer para a criação de conhecimento cientifico.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31870
Type: article
Appears in Collections:IHC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Colecções privadas portuguesas no contexto científico internacional.PDF3.43 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois