Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31687

Title: Versão Reduzida da Escala Portuguesa Positive and Negative Affect Schedule em pessoas submetidas a hemodiálise
Authors: Sousa, Luis
Vieira, Cristina
Marques, Maria do Céu
Pinho, Lara
José, Helena
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Iberoamericana de Saúde e Envelhecimento
Citation: Sousa, L., Vieira, C., Marques, M. C., Pinho, L. G., José, H. (2019). Versão Reduzida da Escala Portuguesa Positive and Negative Affect Schedule em pessoas submetidas a hemodiálise. Revista Iberoamericana de Saúde e Envelhecimento, 5(3), 2016-2029.
Abstract: Objetivo: Analisar as propriedades psicométricas da versão reduzida da escala portuguesa Positive and Negative Affect Schedule em pessoas com doença renal crónica submetidas a hemodiálise. Métodos: Estudo Psicométrico. Utilizou-se uma amostra aleatória composta por 183 pessoas submetidas a hemodiálise em duas clínicas e um serviço de nefrologia na região de Lisboa, Portugal. Os dados foram recolhidos de maio a junho de 2015. Foram avaliadas as propriedades psicométricas: validade (construto, convergente e preditiva), confiabilidade (α de Cronbach) e estabilidade (teste-reteste). Resultados: A versão reduzida da escala portuguesa Positive and Negative Affect Schedule apresenta duas dimensões distintas de afeto positivo e negativo, confiáveis e estáveis, obtidas por entrevista e por questionário. Conclusões: Verificou-se que a validade e reprodutibilidade da versão reduzida da escala portuguesa Positive and Negative Affect Schedule em pessoas com doença renal crónica são consistentes com a versão original e com a versão da escala portuguesa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31687
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
C9_Versão Reduzida da VP Positive and Negative Affect Shedule em pessoas submetids a Hemodiálise.pdf337.71 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois