Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3154

Title: A partilha de informação com familiares em unidade de tratamento intensivo: importância atribuída por enfermeiros
Authors: Mendes, Felismina
Editors: Saiote, Elisabete
Mendes, Felismina
Keywords: Comunicação
Informação
Família
Enfermagem
Issue Date: Apr-2011
Publisher: Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná – UFPR
Abstract: Perante o internamento do doente numa unidade de terapia intensiva, os familiares desejam obter informação procurando o enfermeiro, que cada vez mais se centra em atividades de “lifesaving”. O presente estudo analisa o posicionamento dos enfermeiros de uma unidade de terapia intensiva sobre a importância da partilha de informação entre enfermeiros e familiares de doentes internados. Trata-se de estudo exploratório e descritivo, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada a doze enfermeiros. A análise dos dados permitiu concluir que os enfermeiros ignoram as necessidades da família relativaa a comunicação, colocando-as em segundo plano na sua esfera de prioridades; na sua prática predominam atividades tecnicistas valorizadas da profissão. Justificam a fuga à comunicação com o excesso de trabalho e falta de tempo. Identificaram-se ainda como fatores limitadores da comunicação as características inerentes à unidade de terapia intensiva e as dificuldades do processo comunicativo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3154
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO RESUMO.docx13.81 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois