Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31517

Title: Indicadores Geoquímicos no estudo de paleoambientes em Xistos Negros do Pré-Câmbrico na Zona Ossa-Morena, Portugal
Authors: Laranjeira, Vanessa
Ribeiro, Joana
Moreira, Noel
Nogueira, Pedro
Flores, Deolinda
Issue Date: 2021
Publisher: XV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa
Citation: LARANJEIRA, V., RIBEIRO, J., MOREIRA, N., NOGUEIRA, P., FLORES, D. (2021), Indicadores Geoquímicos no estudo de paleoambientes em Xistos Negros do Pré-Câmbrico na Zona Ossa-Morena, Portugal. XV Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa, 14.
Abstract: A análise da composição química inorgânica e orgânica de rochas com matéria orgânica (MO), como xistos negros (XN), tem-se revelado útil na obtenção de dados sobre paleoambientes deposicionais, assim como na compreensão do papel da MO na génese de depósitos com interesse económico. Este trabalho tem como principal objetivo a determinação de condições paleoambientais associadas à formação de XN do Ediacariano da Zona Ossa-Morena (ZOM), em Portugal, através da análise da composição química elementar. O Ediacariano da ZOM é caracterizado pela presença de XN, que ocorrem numa sucessão metassedimentar sin-orogénica de carácter flyschóide, com diferentes graus de metamorfismo, denominada Série Negra, na qual os XN se associam a grauvaques e chertes negros/liditos. Esta sucessão resulta da erosão do arco Cadomiano desenvolvido no Bordo Norte da Gondwana. A organização litoestratigráfica da ZOM evidencia a presença desta sucessão em diversos sectores, com diferentes designações locais: Formação de Mosteiros na Faixa Blastomilonitica e no Setor Alter do Chão-Elvas e a Formação de Mares no Setor Estremoz-Barrancos. A determinação da composição química elementar foi realizada em 5 amostras de rocha total de XN da Formação de Mosteiros e da Formação de Mares através de ICP-MS no laboratório acreditado Acme Analytical Laboratories (Canada). As razões elementares entre alguns elementos traço, tais como V/Cr, V/(V+Cr), Ni/Co, U/Th, U/Mo e (Cu+Mo)/Zn, são consideradas como indicadores geoquímicos de condições paleo-redox durante a deposição de sedimentos. Estas razões foram calculadas para as amostras de XN em estudo, a partir da composição química elementar das amostras. Os resultados mostram a presença de dois comportamentos distinto. As amostras ZOM 6 e ZOM 12 apresentam razões elementares que evidenciam condições deposicionais anóxicas: V/Cr > 2 e V/(V+Cr) > 0,6. As restantes amostras (ZOM 5, ZOM 7, ZOM 15) evidenciam condições mais oxidantes, com V/Cr < 2, V/(V+Cr) < 0,6. Para as razões Ni/Co, U/Th e (Cu+Mo)/Zn, valores mais elevados refletem condições anóxicas, e para a razão U/Mo, valores mais baixos são indicadores de condições anóxicas sulfídicas. Considerando estas razões, as amostras ZOM 6 e ZOM 12 são também as que apresentam um carácter mais redutor. Estas amostras são também as que apresentam valores de carbono orgânico total mais elevados (> 0,5%), o que reforça a sua associação a ambientes deposicionais mais redutores, favorecendo a preservação de MO em sedimentos. Os comportamentos distintos nas amostras da Série Negra revelam a deposição em ambientes onde a taxa de oxigenação do meio deposicional terá sofrido oscilações, provavelmente em resultado das condições deposicionais sin-orogénicas desta unidade que, de acordo com o contexto geológico descrito, se associa à evolução do arco Cadomiano desenvolvido no bordo Norte da Gondwana durante o Ediacariano.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31517
Type: lecture
Appears in Collections:ICT - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Laranjeira et al (2021).pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois