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Title: A Qualidade e o Desempenho Organizacional: Perceção dos profissionais de saúde das Unidades Funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central
Authors: Alfaiate, Carmen
Saraiva, Margarida
Gomes, Luis Pedro
Editors: Xambre, Ana Raquel
Pires, António Ramos
Brito, Elisabeth
Alvelos, Helena
Abreu, Luis
Saraiva, Margarida
Rosa, Maria João
Bruckmann, Sofia
Keywords: Qualidade
Desempenho Organizacional
profissionais de saúde
Unidades Funcionais
Issue Date: 2021
Publisher: RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade
Citation: Alfaiate, C.; Saraiva, M. & Gomes, L.P. (2021). A Qualidade e o Desempenho Organizacional: Perceção dos profissionais de saúde das Unidades Funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central. In Livro de Atas do XI Encontro de Investigadores da Qualidade– Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Ana Raquel Xambre, António Ramos Pires, Elisabeth Brito, Helena Alvelos, Luis Abreu, Margarida Saraiva, Maria João Rosa, Sofia Bruckmann (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Universidade de Aveiro, Aveiro (Portugal), 17 de setembro de 2021, pp. 66-68. ISSN: 2183-1408. https://publicacoes.riqual.org/
Abstract: Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) portugueses sofreram uma profunda reforma, em 2006, com o objetivo de melhorar o acesso, a qualidade e a continuidade dos cuidados prestados, e aumentar a satisfação de utentes e profissionais de saúde, de forma a obter ganhos de saúde para a população e melhorar o desempenho e eficiência do Serviço Nacional de Saúde (SNS) (OECD, 2015). A qualidade em saúde surge hoje como uma exigência de todos os envolvidos nos cuidados de saúde, assim é necessário que existam mecanismos exigentes e sistemáticos para avaliar os cuidados prestados e verificar se os recursos são utilizados de forma adequado e se é obtida a melhor qualidade possível (Pisco & Biscaia, 2001). A qualidade dos cuidados deve ser quantificada, como tal, nos CSP, existe um processo de contratualização interna, com todas as Unidades Funcionais, sendo a monitorização e avaliação operacionalizadas através de um Índice de Desempenho Global (IDG) (ACSS, 2018). Pelo que, este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a perceção da qualidade dos profissionais de saúde, das diferentes unidades funcionais, do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central e o nível de desempenho das respetivas unidades.
URI: https://publicacoes.riqual.org/
http://hdl.handle.net/10174/31389
ISSN: 2183-1408
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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