Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31263

Title: A profissionalidade docente em face das recomposições no sistema educativo: injunções políticas à colegialidade e resistências à participação
Authors: Resende, José Manuel
Gouveia, Luís
Beirante, David
Editors: Resende, José Manuel
Xavier, Beatriz
Keywords: Docentes
Profissionalidade
Sistema educativo
Recomposições
Issue Date: 2021
Publisher: Editora Lema d'Origem
Citation: Resende, J. M. V. S. de, Gouveia, L., & Beirante, D. A. A. P. (2021). A proissionalidade docente em face das recomposições no sistema educativo: injunções políticas à colegialidade e resistências à participação. In J. M. Resende & B. Xavier (Eds.), Os dilemas da participação (pp. 229–256). Editora Lema D'Origem.
Abstract: Uma multiplicidade de referenciais de justiça, em composições distintas, preside à construção e recon!guração das políticas educativas e dos sistemas educativos nas últimas décadas (Waltenberg, 2008; Dupriez & Vandenberghe, 2008; Derouet-Besson, 2009; #évenot, 2011). A e"cácia emerge particularmente como pilar central da recomposição do programa de justiça que adquire prevalência no domínio da educação e que inspira as políticas neste setor, sobretudo a partir dos anos 80 nos países industrializados (Derouet & Derouet-Besson, 2009.No contexto desta recomposição do sistema de referências de justiça, a expansão da escolaridade obrigatória e consequente alargamento do contingente de alunos nos patamares mais elevados do sistema de ensino, enquanto marca das políticas educativas nos países ocidentais desde a segunda metade do século XX, no quadro do paradigma da escola compreensiva, é sucedida pelo paradigma escola e"caz, que representa simultaneamente continuidade e rutura relativamente ao primeiro4 (Dionísio, 2010). Nomeadamente, o objetivo da promoção da igualdade e coesão social através da instituição escolar é reformulado mediante a recomposição nos referenciais de justiça em que assenta a sua gestão: avaliação de resultados (quanti!cados) obtidos por escolas e professores; concorrência entre estabelecimentos de ensino; transferência de autonomia e responsabilidade de gestão dos governos centrais para unidades locais (e.g, autarquias e escolas); elaboração de standards internacionais e nacionais para comparação de resultados escolares e estabelecimento de modelos de regulação por resultados (mediante formatos por benchmarking e promoção de boas práticas) à escala nacional e transnacional (através institui- ções como o EUROSTAT, Eurydice, a nível europeu, ou OCDE, de âmbito mais amplo) e que visam servir de suporte à de!nição das políticas nacionais; maior articulação dos programas escolares com as necessidades de mercado de trabalho, etc. (Dupriez & Vandenberghe, 2008; Derouet & Derouet-Besson, 2009; #évenot, 2007a; 2011).
URI: http://hdl.handle.net/10174/31263
ISBN: 978-989-8890-97-9
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
23-12-21 Dilemas da Participação_FINAL.pdf3.85 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois