Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31163

Title: Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos. 
Other Titles: Developmental tasks and competence criteria for adolescents and young adults
Authors: Carapeto, Maria João
Pires, Heldemerina
Grácio, Luísa
Keywords: tarefas de desenvolvimento / developmental tasks
competência / competence
concedes leigas / lay conceptions
identidade / identity
estudantes universitários / college students
Issue Date: 2021
Publisher: International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología
Citation: Carapeto, M. J., Pires, H., & Grácio, L. (2021). Tarefas de desenvolvimento e critérios de competência em adolescentes e jovens adultos.  International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología, 1(2), 401-410. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
Abstract: A construção da identidade e de relações de intimidade ou o casamento, entre outras, têm sido consideradas importantes tarefas de desenvolvimento normativo para adolescentes e jovens adultos, respetivamente. É consensualmente aceite que os critérios para um desenvolvimento adaptativo podem ser diferentes em diferentes momentos históricos, sociedades e culturas, e que diferentes pessoas podem entender de modo diverso o seu próprio desenvolvimento ou o dos outros. Neste contexto, o objetivo geral deste estudo foi o de explorar os cri- térios de competência utilizados pelos indivíduos para descrever adolescentes e jovens adultos da sua comunidade. Um questionário foi aplicado a uma amostra de estudantes universitários de 1o ano para que indicassem 3-4 descritores de 2 adolescentes e 2 jovens adultos seus conhecidos que considerassem estar a viver bem a etapa do desenvolvimento em que se encontram. Foram reunidos 449 descritores cujo conteúdo foi submetido a análise de conteúdo, depois combinando abordagem qualitativa e quantitativa. Os descritores foram codificados nas categorias de competências académicas, comportamento positivo, relações positivas com a família e com pares, caraterísticas de personalidade, construção da identidade, afetividade, atividades e trabalho, e relações amorosas e nova família. Verificou-se que os critérios de competência mais frequentes foram, para os adolescen- tes, a construção da identidade, o comportamento positivo e as competências académicas, e para os jovens adultos, atividades/trabalho, construção da identidade e comportamento positivo. Os descritores de competências académicas e relações positivas com a família foram mais frequentemente usadas para os adolescentes do que para os jovens adultos. A construção da identidade e as relações amorosas e nova família foram mais frequentemente referidas para os jovens adultos. Este estudo sugere alguma continuidade entre as conceções leigas de competência para adolescentes e jovens adultos bem como a emergência de critérios mais específicos de cada etapa do desenvolvimento. / The construction of identity and intimate relationships or marriage, among others, have been considered important normative developmental tasks for adolescents and young adults, respectively. It is generally accepted that the criteria for adaptive development can be different in different historical moments, societies and cultures, and that different people can understand their own development differently and that of others. In this context, the general objective of this study was to explore the competence criteria used by individuals to describe adolescents and young adults in their communities. A questionnaire was administered to a sample of first-year university students to indicate 3-4 descriptors of 2 teenagers and 2 young adults they knew and considered to be doing well at their stage of development. A total of 449 descriptors was collected, whose content was submitted to content analysis, then combining qualitative and quantitative approaches. The descriptors were coded in the categories of academic competence, positive conduct, positive relationships with family and peers, personality characteristics, identity construction, affect, activities and work, and romantic relationships and new family. It was found that the most fre- quent competence criteria were, for adolescents, identity construction, positive conduct and academic competence, and for young adults, activities/work, identity construction and positive conduct. The descriptors of academic competence and positive relationships with the family were used more often for adolescents than for young adults. The construction of identity and romantic relationships and new family were most frequently mentioned for young adults. This study suggests some continuity between lay conceptions of competence for adolescents and young adults, as well as the emergence of more specific criteria for each stage of development.
URI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n2.v1.2195
http://hdl.handle.net/10174/31163
Type: article
Appears in Collections:PSI - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Carapeto, Pires & Gracio, 2021.pdf204.17 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois