|  | 
        
            | Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30872 |  
 
| Title: | Desafios educacionais na crise covid-19: contributos do pensamento de Paulo Freire |  | Authors: | Zukowsky-Tavares, Cristina Silva, Natália
 Alencar, Vitória
 Cardoso, Thiago
 Lopes-Jr., Derson
 Bonito, Jorge
 |  | Editors: | Camacho, M. J. Martins, S.
 |  | Keywords: | Paulo Freire desafios profissionais
 educação
 equidade
 pandemia covid-19
 |  | Issue Date: | 2022 |  | Publisher: | Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira |  | Citation: | Zukowsky-Tavares. C., Silva, N., Alencar, V., Cardoso, T., Lopes Jr., D., & Bonito, J. (2022). Desafios educacionais na crise covid-19: contributos do pensamento de Paulo Freire. In M. J. Camacho, & S. Martins (Orgs.), Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia (pp. ??). Funchal, Portugal: Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira. [ISBN 978-989-54390-6-5] |  | Abstract: | A pandemia por covid-19, anunciada pela OMS, determinou a instalação de um contexto de iniquidades sociais. Esta investigação, analítica, descritiva e transversal, teve como objetivo caraterizar os desafios na formação e trabalho em home office, em consequência da covid-19. Foi aplicado um inquérito a 317 profissionais da educação em diversos locais do Brasil, em maio de 2020. Entre os aspetos que mais se evidenciam, percebe-se a falta de preparação dos respondentes para assegurar aulas a distância, a desigualdade no acesso tecnológico, a redução do bem-estar profissional, mas o acompanhado entusiasmo na busca de novos métodos. Emerge uma situação de vulnerabilidade e a necessidade de valorização profissional docente. Partindo do prisma da criticidade, do diálogo e empowerment docente, indica-se a possibilidade de “ser mais em educação”, apontando-se alguns caminhos freireanos para a transposição de desigualdades educacionais presentes e futuras. |  | URI: | http://hdl.handle.net/10174/30872 |  | ISSN: | 978-989-54390-6-5 Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira
 |  | Type: | bookPart |  | Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros 
 |  
 
    
     
    
 Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.   |