Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30636

Title: Explorar os efeitos de manipular o número de toques permitidos em jogadores do escalão de sub-9 durante jogos reduzidos
Authors: Coutinho, Diogo
Gonçalves, Bruno
Santos, Sara
Travassos, Bruno
Folgado, Hugo
Sampaio, Jaime
Keywords: Constrangimentos
etapas de desenvolvimento
perceção-ação
comportamento posicional
ações técnicas
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Coutinho, D., Gonçalves, B., Santos, S., Travassos, B., Folgado, H., & Sampaio, J. (2021). Explorar os efeitos de manipular o número de toques permitidos em jogadores do escalão de sub-9 durante jogos reduzidos. In A. Matias, G. Almeida, G. Veiga, & J. Marmeleira (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV (pp. 19). Évora: Universidade de Évora.
Abstract: Este estudo teve como objetivo explorar os efeitos da manipulação do número de toques no desempenho de jogadores de futebol em jogos reduzidos. Participaram 20 jogadores (sub-9), que foram sujeitos a 3 condições experimentais: i) toques livres (LIVRE); ii) máximo de 2 toques (2T) e máximo de 1 toque (1T). Os jogadores foram testados num jogo reduzido de GR+4vs4+GR, repetido ao longo de 6 sessões. Os sistemas de posicionamento global permitiram calcular variáveis táticas posicionais e variáveis de distância percorrida. As análises das ações técnicas foram obtidas através de vídeo. Os resultados revelaram uma diminuição da sincronização longitudinal e da área de exploração individual ao jogar com 1T (small effect size (ES)), face à condição LIVRE (small ES). Verificou-se ainda uma redução do ritmo de jogo e da distância percorrida a jogging com toques limitados (small to moderate ES). Na perspetiva técnica, houve um aumento dos passes com sucesso com toques limitados (small ES), mas também um aumento dos passes sem sucesso (small ES) e uma redução dos golos marcados (small ES). Jogar com toques limitados parece aumentar as exigências percetivas, conduzindo a adaptações no comportamento posicional e uma redução da carga física. Sendo o sucesso das ações e os golos fundamentais para o desenvolvimento da confiança numa fase inicial da formação, os treinadores devem considerar a periodicidade com que usam esta regra, porque pode inibir o desenvolvimento de habilidades fundamentais.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30636
ISBN: 978-972-778-216-1
Type: bookPart
Appears in Collections:DES - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
EFEITOS DE MANIPULAR O NÚMERO DE TOQUES PERMITIDOS NO DESEMPENHO FÍSICO,.pdf1.12 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois