Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30558

Title: Definição e análise dos elementos idiomáticos presentes numa seleção de obras escritas por trompistas
Authors: Matosinhos, Ricardo Manuel dos Santos Teixeira
Advisors: Streitová, Monika
Keywords: Escrita idiomática
Trompa
Trompistas
Intérpretes
Compositores
Issue Date: 27-Oct-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação tem como objetivo a definição dos elementos que fazem com que uma obra musical possa ser considerada como tendo sido escrita de forma idiomática para trompa. Contrariamente a Horton (1986) que apenas foi capaz de identificar a escrita trompística mas não os elementos que a constituem. A presente investigação seguiu os seus passos, com uma abordagem diferenciada, que permitiu a definição dos referidos elementos. Para tal, foi feita inicialmente uma pequena abordagem histórica, tendo sido observada uma tradição de compositores trompistas até ao final do século XIX que, entretanto, se desvaneceu, tendo voltado a ganhar vida nos últimos 50 anos. Após terem sido identificados os elementos que as fontes definem como sendo idiomáticos, procedeuse à validação dos mesmos numa seleção de obras escritas por Cláudio Barruma, Fernando Morais, Jeffrey Agrell, João Gaspar, Kerry Turner e Ricardo Matosinhos, todos eles trompistas, logo, falantes nativos do idioma trompístico. A composição foi aqui utilizada como metodologia de investigação, sendo que o investigador também se incluiu como objeto de estudo, tendo respondido ao desafio lançado por Hill (2001), defensor do triângulo da plenitude musical, composto pela composição, o ensino e a performance. Através das fontes bibliográficas dos compositores foi possível comprovar a existência de alguns elementos pouco claros e, por vezes, alguns erros. A informação presente nas fontes de referência é muitas vezes apresentada de uma forma sucinta, dando ao compositor a informação, mas sem qualquer explicação relativamente à forma como este a poderá utilizar. Assim, na presente investigação essa informação é apresentada de uma forma sistematizada, permitindo assim que tanto trompistas como compositores utilizem a mesma fonte. O exaustivo cruzamento de fontes de instrumentação, orquestração e notação com a opinião de trompistas, permitiu dar um passo importante no sentido de aproximar os mundos da interpretação e da composição; Abstract: Definition and analysis of the idiomatic elements found on selected works composed by horn players This research aims to define the elements that make a piece idiomatically written for the horn. On the contrary to Horton (1986) that was able to identify truly hornistic writing but not its components, the current research followed her steps, using a different approach that allowed to identify those components. To accomplish it, it was made at first, a short historic overview that observed a horn players tradition up to the end of the XIX century, vanishing meanwhile, and raising again in the last 50 years. After identifying the components that are defined by the sources as idiomatic, these were validated on a selection of pieces composed by Cláudio Barruma, Fernando Morais, Jeffrey Agrell, João Gaspar, Kerry Turner, and Ricardo Matosinhos, all horn players, which means, that they are the native speakers of the hornistic idiom. Music composition was used here as a research methodology and the researcher included himself as a study object, answering to the challenge released by Hill (2001) who believes in the triangle of musical wholeness, that consists of Composition, Performance, and Teaching. The research proved that some components were not clear, and that there were sometimes mistakes on the bibliographic sources used by composers. The information of these sources is presented briefly, giving to the composer the information but not the tools for using it. In this research, the information is systematically presented, allowing horn players and composers to use the same source. With the comprehensive cross-checking of the instrumentation, orchestration, and notation sources with the opinion of horn players, an important step was given to narrowing the gap between performance and composition.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30558
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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