Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30548

Title: Estratégias para o setor vitivinícola brasileiro, em contexto global: desenvolvimentos de gestão no Rio Grande do Sul e no Vale do São Francisco
Other Titles: Strategies for the Brazilian winw sector, in a global context: management developments in Rio Grande do Sul and the São Francisco Valley
Authors: Ramalho, Pedro
Sousa, António
Araújo, José
Editors: UMESP - Universidade Metodista de São Paulo
Keywords: Estratégia
Vitivinicultura
Vinhos
Brasil
Issue Date: 1-Jun-2021
Publisher: UMESP - Universidade Metodista de São Paulo
Citation: Ramalho, P.; Sousa, A.; Araújo, J. EStratégias para o setor vitininícola brasileiro, em contexto global: desenvolvimentos de gestão no Rio Grande do Sul e no Vale do São Francisco. ROC-Revista Organizações em Contexto, Vol.17, nº33, jan-jun, 2021, São Bernardo do Campo (São Paulo), ISSNe 1982-8756.
Abstract: Os objetivos deste artigo são: identificar as estruturas existentes e as estratégias em curso nas empresas vitivinícolas do Rio Grande do Sul e do polo emergente do Vale do São Francisco; identificar e discutir os perfis estratégicos dessas empresas; identificar os impactos internos e externos nos desempenhos empresariais; e formular propostas estratégicas para uma maior competitividade empresarial. A metodologia utilizada centrou-se numa Grelha Integrada de Reflexão Estratégica (GIRE-br), inspirada na Grelha original GIRE, de Sousa (2000), mas incluindo adicionalmente um diagnóstico interno e um estudo sistémico, designado C-A-D, pela articulação das três dimensões que envolve: Contexto, Abordagem Estratégica e Desempenho; sendo ancorado em análises quantitativas e qualitativas. Foram ainda utilizados o Octógono Estratégico (OE) e a Matriz de Desenvolvimento Empresarial e Operacional Dinâmico (MADED), desenvolvidos originalmente para esta investigação. Os principais resultados permitiram identificar três tipos de abordagens estratégicas de perfis diferenciados e um "contra modelo brasileiro" vitivinícola, com descompasso entre estratégias e estruturas, baixa atratividade do setor, níveis incipientes de internacionalização, ambição estratégica conservadora, informalidade organizacional marcantes e alguma indefinição estratégica.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30548
Type: article
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Publicação_2021_ROC_PP_AS_JL-9802-40838-4-PB.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois