Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3051

Title: Práticas de microfinanciamento em regiões de baixa densidade: o caso do FAME
Authors: Rego, Conceição Jr
Vieira, Carlos Jr
Vieira, Isabel Jr
Editors: Baleiras, Rui Jr
Keywords: Desenvolvimento territorial
microfinanciamento
regiões de baixa densidade
restrições de liquidez
Issue Date: 1-Sep-2011
Publisher: Principia/Rui Baleiras
Citation: Rego, Conceição; Vieira, Isabel; Vieira, Carlos (2011), Práticas de microfinanciamento em regiões de baixa densidade: o caso do programa FAME, in (Coord.) Rui Nuno Baleiras, Casos de Desenvolvimento Regional, Principia, pp.377-387.
Abstract: O desenvolvimento e a sustentação das actividades produtivas em regiões de baixa densidade demográfica e económica estão entre os principais desafios que esses territórios enfrentam. Para ultrapassar o chamado “ciclo vicioso da pobreza”, ou seja, para, de forma eficaz, promover endogenamente a dinamização de iniciativas empresariais e, consequentemente, a criação de emprego e de riqueza, é fundamental a existência de mecanismos de financiamento adequados às necessidades dos investidores. Este estudo de caso visa relatar a experiência, iniciada no Alentejo e promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo – ADRAL, do programa FAME, um instrumento de financiamento de pequenas iniciativas empresariais de âmbito local. O programa FAME (Fundo de Apoio às Pequenas Empresas), iniciado em 2001 e funcionando sempre em parcerias de âmbito concelhio que envolvem as autarquias, entidades financeiras, de capital de risco e a própria ADRAL, visa apoiar investimentos para desenvolver e/ou consolidar negócios já existentes. A relevância desta iniciativa pioneira foi reconhecida pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), ao constituir o Eixo III do Programa FINICIA em moldes idênticos, o que permite que, neste momento, este instrumento de investimento já esteja disponível em todo o país.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3051
ISBN: 978-989-8131-85-0
Type: book
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Programa FAME - livro casos de desenvolvimento regional.pdf143.93 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois