Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30491
|
Title: | Prefácio ao livro "ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura", da autoria de A. Sucena, A. Silva, M. Mata e C. Garrido |
Authors: | Verdasca, José |
Keywords: | competências pré-leitoras consciência fonológica CiiL |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | CAPES - Ministério da Educação do Brasil |
Abstract: | A intervenção precoce na promoção das competências pré-leitoras e leitoras deve ter objetivos ambiciosos prevenindo dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita com base nos mais fortes preditores de dificuldades, designadamente, a consciência fonémica e o conhecimento das relações letra-som. Os resultados da intervenção CiiL, envolvendo mais de 2000 crianças alvo em escolas do município do Porto, sugerem que estes são compatíveis ou superiores ao valor crítico para a sua idade, pontuando marcadamente acima nas dimensões avaliadas comparativamente às crianças que não foram alvo da intervenção CiiL e espelhando tais resultados bases de sustentação para opções estratégicas fundadas no conhecimento científico atual, na intervenção precoce e sistemática nas competências identificadas como preditores da aprendizagem da leitura e da escrita e na aposta em equipas multidisciplinares estáveis. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30491 |
ISBN: | 978-65-87026-85-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Prefácios/Epílogos
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|