Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30491

Title: Prefácio ao livro "ABC na Prática: Construindo Alicerces para a Leitura", da autoria de A. Sucena, A. Silva, M. Mata e C. Garrido
Authors: Verdasca, José
Keywords: competências pré-leitoras
consciência fonológica
CiiL
Issue Date: 2021
Publisher: CAPES - Ministério da Educação do Brasil
Abstract: A intervenção precoce na promoção das competências pré-leitoras e leitoras deve ter objetivos ambiciosos prevenindo dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita com base nos mais fortes preditores de dificuldades, designadamente, a consciência fonémica e o conhecimento das relações letra-som. Os resultados da intervenção CiiL, envolvendo mais de 2000 crianças alvo em escolas do município do Porto, sugerem que estes são compatíveis ou superiores ao valor crítico para a sua idade, pontuando marcadamente acima nas dimensões avaliadas comparativamente às crianças que não foram alvo da intervenção CiiL e espelhando tais resultados bases de sustentação para opções estratégicas fundadas no conhecimento científico atual, na intervenção precoce e sistemática nas competências identificadas como preditores da aprendizagem da leitura e da escrita e na aposta em equipas multidisciplinares estáveis.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30491
ISBN: 978-65-87026-85-5
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Prefácios/Epílogos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PREFÁCIO.pdf162.67 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois