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Title: Aprendizagem organizacional e inovação constante: um estudo sobre a perceção dos gestores das empresas santomenses do distrito de Água Grande
Authors: Graça, Esmael Tete da
Advisors: Fragoso, Rui Manuel de Sousa
Henriques, Pedro Damião de Sousa
Keywords: Aprendizagem Organizacional
Inovação
Micro e Pequenas Empresas
Médias e Grandes Empresas
São Tomé e Príncipe
Organizational leaning process
Innovation
Enterprises
Business plan
Individual persons
STP
Issue Date: 21-Jul-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Atualmente os desafios do ambiente de negócios tornam-se cada vez mais complexos, com mudanças em ritmo acelerado e pressões de ordem económica, regulatória, de concorrência, dos clientes etc. Neste contexto, as organizações precisam ser mais ágeis, para mudar e aprender rapidamente, diante dos novos desafios. Nesse cenário, a aprendizagem e a inovação podem ajudar as organizações a se tornarem mais competitivas, desde que possam aprender continuamente. Este estudo analisa a perceção dos profissionais que possuem cargos de liderança nas organizações, dos processos de aprendizagem organizacional e da sua relação com a inovação nos seguintes níveis: domínio pessoal, modelo individual, visão compartilhada, aprendizagem em equipa e pensamento sistémico. Neste sentido, foi aplicado um questionário a uma amostra de gestores de micro e pequenas empresas e de médias e grandes empresas para a recolha de dados. As proposições contidas no questionário têm por objetivo, avaliar as dimensões da aprendizagem organizacional relacionando-as com as dimensões da inovação. Os resultados obtidos permitem concluir que a aprendizagem organizacional tem uma influência positiva no desempenho das empresas, que a inovação influência positivamente o desempenho das empresas e que a implementação da aprendizagem organizacional e da inovação dá aos colaboradores da empresa a oportunidade de se tornaram cada vez mais criativos; ORGANIZATIONAL LEARNING AND CONSTANT INNOVATION: A STUDY ABOUT THE PERCEPTIONS OF SÃO TOMÉ & PRÍNCIPE`S MANAGERS OF THE COMPANIES IN THE DISTRICT OF E ÁGUA GRANDE Abstract: Currently, the challenges of the business environment are becoming more and more complex, with fast-paced changes and pressures from economic, regulatory, competitive, customer, etc.. In this context, organizations need to be more agile, to change and learn quickly face to the new challenges. In this scenario, learning and innovation can help organizations become more competitive, as long as they can learn continuously. This study analyzes the perception of professionals who hold leadership positions in organizations about organizational learning processes and their relationship with innovation at the following levels: personal domain, individual model, shared vision, team learning and systems thinking. In this sense, a questionnaire was applied to a sample of managers from micro and small business and from medium and large companies for collecting the data. The propositions contained in the questionnaire aim to evaluate the dimensions of organizational learning relating them to the dimensions of innovation. The results allowed to conclude that organizational learning has a positive influence on the performance of companies, innovation also positively influences the performance of companies and the implementation of both gives to the company's employees the opportunity to become more and more creative.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30322
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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