Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30135

Title: Industrias criativas: o papel da escola na formação dos artistas digitais
Authors: Santos, Pedro Miguel Baptista dos
Advisors: Saragoça, José Manuel
Keywords: Educação Escolar
Arte Digital
Artistas Digitais
Competências digitais
School Education
Digital Art
Digital Artists
Digital Skills
Issue Date: 31-May-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta investigação centra-se na importância da escola para a educação/formação e a preparação dos jovens para serem artistas digitais. As perguntas de partida são: Qual o papel da escola na “educação artística” dos jovens durante a escolaridade obrigatória? Será que a educação escolar prepara os jovens para desempenharem profissão(ões) na área das “artes digitais”? No decorrer deste estudo sociológico serão enumeradas e explicitadas as principais políticas públicas educativas/planos/programas/projetos nacionais específicos que promovam a “educação estética e artística” do ensino em Portugal. Serão também elencadas as competências necessárias para quem é (ou quer tornar-se) num Artista Digital e empreendida uma tentativa de compreender se a educação escolar desenvolve conhecimentos, habilidades e competências nos alunos que potenciem o exercício de uma profissão na área digital. A estratégia metodológica definida para alcançar os objetivos, baseia-se numa abordagem qualitativa. As técnicas de recolha de informação escolhidas foram a pesquisa bibliográfica e documental (cujos dados se encontram no enquadramento teórico), a entrevista semi- diretiva (aos Artistas Digitais com idades compreendidas entre 18 e 30 anos, com um grau de escolaridade superior ao 12º ano do ensino regular obrigatório e que exerçam ou tenham exercido recentemente profissões artísticas digitais) e a observação direta (realizada junto de Artistas Digitais com referidas caraterísticas). Os principais resultados revelam que a Educação escolar não só promove, como também contribui para o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício das profissões artísticas digitais. No entanto, averiguou-se que a educação escolar não promove todas as competências necessárias, mas sim apenas algumas, levando, assim, à necessidade de melhoramentos de forma que seja possível promover essas mesmas competências em falta; Creative Industries: The role of school in the training of Digital Artists Abstract: This research focuses on the importance of school for education / training and preparing young people to be digital artists. The starting questions are: What is the role of the school in the “artistic education” of young people during compulsory education? Does school education prepare young people to perform a profession (s) in the area of “digital arts”? During the execution of this sociological study, the main public educational policies / plans / programs / specific national projects that promote the “aesthetic and artistic education” of teaching in Portugal will be enumerated and explained. The skills required for those who are (or want to become) a Digital Artist will also be listed and an attempt is made to understand whether school education develops knowledge, skills and competences in students that enhance the exercise of a profession in the digital area. The methodological strategy defined to achieve objectives, is based on a qualitative approach. The techniques for collecting information chosen were bibliographic and documentary research (whose data are in the theoretical framework), semi-directive interview (to Digital Artists aged between 18 and 30 years old, with a level of schooling higher than the 12th year of compulsory regular education and who exercise or have recently exercised digital artistic professions) and direct observation (carried out with Digital Artists with such characteristics). The main results reveal that school education not only promotes, but also contributes to the development of the skills necessary for the exercise of digital artistic professions. However, it was noted that school education does not promote all the necessary skills, but only some, thus leading to the need for improvements so that it is possible to promote those same missing skills.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30135
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Sociologia-Recursos_Humanos-Pedro_Miguel_Baptista_dos_Santos.pdf33.23 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois