Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30083

Title: Uma mudança em preparação: a aquisição de propriedades no Barreiro pela Companhia Nacional de Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo (agosto-novembro de 1855)
Authors: Motta, Fernando da
Guimarães, Paulo Eduardo
Keywords: História Social Contemporânea (Portugal)
Caminhos-de-ferro
Regeneração (Portugal)
História local e regional (Barreiro)
Issue Date: 11-Jun-2021
Citation: Motta, Fernando da; Guimarães, Paulo Eduardo (2021) - "Uma mudança em preparação: a aquisição de propriedades no Barreiro pela Companhia Nacional de Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo (agosto-novembro de 1855)", V CONGRESSO INTERNACIONAL DE PATRIMÓNIO INDUSTRIAL E A SUA MUSEOLOGIA. - GUIMARÃES, 10-11 DE JULHO DE 2021
Abstract: A cidade do Barreiro desfruta de uma localização privilegiada em frente a Lisboa, banhada pelos rios Tejo e Coina, vias fluviais que marcaram decisivamente a sua história económica. A partir da segunda metade do século XIX, o Barreiro deve ao caminho-de-ferro boa parte do seu crescimento populacional e económico. Os caminhos-de-ferro foram os catalisadores de um impulso económico sem precedentes no nosso país e a barreira do rio Tejo, no acesso a Sul, acabou por tornar o Barreiro num ponto nevrálgico da rede ferroviária nacional, como porta de entrada e saída do hinterland alentejano e algarvio, beneficiando ainda da ligação à cidade de Lisboa. A partir de 1854, a pequena vila piscatória na margem sul do Tejo viu o curso da sua existência profundamente alterada pela decisão ministerial de mudar a estação terminal do caminho-de-ferro, inicialmente pensada para ficar em Aldeia Galega (Montijo). Essa decisão conduziu à aquisição de grandes áreas de terrenos para a construção na nova gare (a primeira em alvenaria construída em Portugal), assentamento de linha e construção de um extenso aterro para a nova estação ferro-fluvial. Ao mesmo tempo, a área administrativa do concelho era multiplicada por cinco, enquanto a sociedade local se alterava profundamente, acolhendo uma massa de operários e trabalhadores de todo o país. À sua volta desenvolveram-se numerosas indústrias que, em conjunto com as atividades ferroviárias, transformaram o Barreiro numa referência da revolução industrial em Portugal. Esta comunicação insere-se no debate sobre a industrialização e as mudanças sociais, económicas e ambientais ocorridas em Portugal durante a Regeneração, no qual o Barreiro se apresenta como um caso relevante. Recuaremos aos primeiros anos do caminho-de-ferro e ao seu impacto na vida concelhia. Tendo como ponto de partida as escrituras de compra de terrenos efetuadas pela Companhia Nacional de Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo e pelos seus sócios capitalistas, entre agosto e novembro de 1855, iremos analisar vários aspetos relacionados com as políticas desta companhia ferroviária e dos sócios. Este processo histórico, teve profundas implicações sociais e económicas locais e na região, com perdedores e vencedores. A nossa questão inicial é precisamente essa: quem beneficiou localmente com a chegada do caminho de ferro? Questionamos se existiriam outros interesses entre os sócios capitalistas da Companhia de Caminhos de Ferro ao Sul do Tejo, designadamente a aquisição de mais-valias futuras através da aquisição de terras. A documentação consultada nos registos cartoriais permitiu- nos abordar alguns aspetos negligenciados da criação da rede de caminhos-de-ferro em Portugal. Por fim, salientaremos o valor patrimonial deste território, hoje industrializado.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30083
Type: lecture
Appears in Collections:CICP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
V Congresso Internacional - texto F Motta e P Guimaraes_resumo.pdf192.69 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois