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http://hdl.handle.net/10174/30059
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Title: | A obesidade como motor de preconceito: representações de corpos gordos nas artes visuais contemporâneas |
Authors: | Fernandes, Pedro Manuel Martins |
Advisors: | Andrade, Pedro José Alves Portugal de Furtado, Teresa Veiga |
Keywords: | Preconceito Obesidade Discriminação Artes têxteis Igualdade Prejudice Obesity Discrimination Textile arts Equality |
Issue Date: | 18-May-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nas sociedades ocidentais a obesidade é entendida, do ponto de vista da
medicina, como prejudicial para a saúde e sinónimo de “um mal” a ser combatido.
No foro social quotidiano, como nos meios de comunicação de massa e nas
redes sociais, assiste-se frequentemente a um controlo, objetificação e
discriminação das pessoas que possuem corpos gordos. Este trabalho de
investigação artística teórico-prática tem como questão principal compreender
de que modo são representados os corpos obesos nas artes visuais, em
particular na contemporaneidade, refletindo preocupações não apenas do foro
da estética, mas também sociais, que contribuam para o empoderamento das
pessoas gordas e para o ativismo contra a gordofobia. Nesse sentido, ao
escolher este tema, pretendo sublinhar que a obesidade constitui, muitas vezes,
um motor para a estigmatização das pessoas, podendo decorrer daqui doenças
graves a nível físico e psicológico, como a bulimia e/ou anorexia e, até mesmo,
o suicídio. Igualmente, salienta-se que no decorrer das suas vivências
quotidianas, a nível laboral e pessoal, as pessoas gordas sofrem inúmeros
preconceitos e agressões, dos quais eu próprio já fui alvo.
No decorrer da minha prática artística, pretendo não só tratar a figura
masculina, mas também a feminina, obesas, sendo que esta última é a mais
representada pelos meios de comunicação, sendo alvo de várias críticas,
quando não corresponde ao “ideal de beleza” instituído nas sociedades neoliberais.
Por conseguinte, com o meu trabalho artístico, pretendo não apenas
chamar a atenção das pessoas para os preconceitos associados à gordofobia
social, mas também celebrar os corpos gordos de modo afirmativo e capacitante
das pessoas; Title: Obesity as a driver of prejudice: Representations of
fat bodies in contemporary visual arts
Abstract:
In Western societies, obesity is understood, from the point of view of
medicine, as harmful to health and synonymous with "an evil" to be fought. In the
daily social forum, as in the mass media and social networks, there is often a
control, objectification and discrimination of people who have fat bodies. This
theoretical-practical artistic research work has as main question to understand
how obese bodies are represented in the visual arts, particularly in contemporary
times, reflecting concerns not only from the aesthetics, but also social concerns,
which contribute to the empowerment of people and for activism against
fatophobia. In this sense, when choosing this theme, I intend to underline that
obesity is often an engine for the stigmatization of people, and serious physical
and psychological illnesses can result from this, such as bulimia and / or anorexia
and even the suicide. Likewise, it should be noted that in the course of their daily
experiences, at work and personally, fat people suffer from numerous prejudices
and aggressions, of which I myself have been the target.
In the course of my artistic practice, I intend not only to treat the male
figure, but also the female, obese, the latter being the most represented by the
media, being the target of several criticisms, when it does not correspond to the
“ideal of beauty” instituted in neo-liberal societies. Therefore, with my artistic
work, I intend not only to draw people's attention to the prejudices associated with
social fatophobia, but also to celebrate fat bodies in an affirmative and
empowering way. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30059 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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