Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29701

Title: O Bem-estar dos agregados familiares rurais em Timor-Leste: Uma abordagem usando PLE
Authors: Deus, Carlos
Narciso, Vanda
Shikida, Pery
Lucas, Maria Raquel
Henriques, Pedro
Keywords: Sistema de agricultura
Bem-estar dos produtores
Linha da pobreza
Programação linear etnográfica
Timor-Leste
Issue Date: Mar-2021
Publisher: Revista de Economia e Sociologia Rural
Citation: Deus, C., Carvalho, M. L., Narciso, V., Shikida, P., Lucas, M. R., Henriques, P. (2021). O Bem-estar dos agregados familiares rurais em Timor-Leste: Uma abordagem usando PLE. Revista de Economia e Sociologia Rural, 59(1), e238878. https://doi.org/10.1590/1806-9479.2021.238878.
Abstract: A agricultura em Timor-Leste é de natureza familiar e um modo de vida para as populações rurais, que são a maior parte da população. O objetivo deste trabalho é medir o bem-estar dos agregados familiares tendo como principal indicador o rendimento disponível, com base em atividades produtivas, reprodutivas e comunitárias, as quais são centrais à organização e ao funcionamento das comunidades rurais timorenses. A metodologia utilizada para representar o funcionamento dos agregados familiares é a programação linear etnográfica (PLE), que permite testar políticas, tecnologias, alterações reprodutivas e mudanças das normas sociais comunitárias, explorar os respetivos resultados e prever as consequências para o futuro dos agregados familiares e das comunidades rurais. Os resultados mostram que os agregados familiares com explorações agrícolas de pequena e, em alguns casos, também as de média dimensão, nas condições atuais, não geram rendimento suficiente para níveis deconsumo e bem-estar acima da linha da pobreza. Alternativas de apoio ao rendimento, como o apoio direto ao rendimento, são possíveis, mas dependem dos recursos disponíveis para a sua implementação, enquanto, em médio e longo prazo, o aumento da área das explorações afigura-se uma opção mais válida para quebrar o ciclo vicioso da pobreza.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29701
Type: article
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2021-O bem-estar dos agregados familiares rurais em Timor-Leste-uma abordagem baseada na programação linear etnográfica.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois