Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29675

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: intencionalizando caminhos para a inclusão
Authors: Maximino, Filipa Isabel Picoto
Advisors: Marques, Ana Artur
Keywords: Inclusão
Diferenciação pedagógica
Pré-escolar
1ºCEB
Flexibilidade curricular
Inclusion
Pedagogical differentiation
Pre-school
1ºCEB
Curricular flexibility
Issue Date: 24-Feb-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório reporta um estudo de investigação-ação centrado na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico. Teve como foco a promoção de uma educação inclusiva com os seguintes objetivos: compreender o papel do/a educador/a de infância e do/a professor/ do 1º Ciclo na promoção de práticas inclusivas no jardim de infância e no 1º ciclo; utilizar referenciais de qualidade para a organização de ambientes educativos inclusivos; desenvolver práticas de diferenciação pedagógica; promover a reflexão sobre o significado de escola inclusiva na comunidade escolar. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos a observação participante, notas de campo, reflexões escritas e planificações. No jardim de infância utilizámos o instrumento de auto-reflexão para um ambiente de educação pré-escolar inclusivo (AENEEI, 2017) e no 1ºCEB, o Index para a Inclusão (Booth & Ainscow, 2002). Esta investigação permitiu compreender como se podem desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas e que as mesmas serão melhor concretizadas utilizando referenciais que orientam a ação nesse sentido; Abstract: Report of the Supervised Teaching Practice of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education: Creating intentional paths for Inclusion. This work reports an action-research study centred on Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and the 1st cycle of Basic Education. It’s focused on promoting inclusive education with the following objectives: to understand the role of the childhood educator and the teacher of the 1st cycle in the promotion of inclusive practices in kindergarten and 1st cycle; use quality references for the organization of inclusive educational environments; develop pedagogical differentiation practices; promote reflection on the meaning of inclusive school in the school community. As instruments of data collection, we used participant observation, field notes, written reflections, and plans. In kindergarten, we used the self-reflection instrument for an inclusive pre-school education environment (AENEEI, 2017) and in 1ºCEB, the Index for Inclusion (Booth & Ainscow, 2002). This investigation allowed us to understand how more inclusive pedagogical practices can be developed and that they will be better implemented using references that guide the action in this direction.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29675
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Educacao_Pre_escolar_e_Ensino_do_1_Ciclo_do_Ensino_Basico-Filipa_Isabel_Picoto_Maximino.pdf6.08 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois