Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29281

Title: Convento do Carmo, intervir no construído
Authors: Velez, Claudio Manuel Ribeiro
Advisors: Salema, Sofia
Keywords: Intervir no Construído
Arquitectura Religiosa
Convento do Carmo
Évora e Património
Projecto
Issue Date: 16-Jul-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Partindo de uma base prática, que teve como objectivo a criação de uma residência de estudantes na cidade Évora, pretende-se dar continuidade a um trabalho que teve início no ano lectivo de 2014-2015, no âmbito da disciplina de Projecto Avançado I, leccionada pelos docentes professora doutora Sofia Salema e professor doutor José Adrião. O desenvolvimento do trabalho, promoveu um estudo e uma analise sobre a cidade de Évora, compreendendo contextos, escalas, inserções históricas da arquitectura e património existente, assim bem como as suas características morfológico-urbanas, dinâmicas, sociais e culturais. Reflectiu sobre um vasto património existente, em que parte dele se encontra devoluto e em ruínas, com oportunidades geradoras de uma possível intervenção projectual, tirando sempre partido das qualidades intrínsecas da espacialidade do edificado. É procurado uma resposta de projecto harmoniosa, que proponha novos espaços e intervenha sobes os existentes, adaptando-os as necessidades impostas por um novo programa. Será apresentada uma proposta de intervenção, sobre o património existente do Convento do Carmo de Évora, situado no Largo das Portas de Moura, este conjunto, edificado no século XVI conteve diversos usos no decorrer do tempo, nomeadamente como escola de música, utilizado pelo departamento de música da Universidade de Évora. O conjunto arquitectónico, apesar das diversas alterações sofridas no decorrer da história, permaneceu inconcluso até à presente data, encontrando-se devoluto e em estágio inicial de ruína, é notável a forte possibilidade oferecida pelos espaços existentes, possibilitando a formulação de uma tese acerca de como intervir sobre este património, que se encontra esquecido e degradado, assim bem como as metodologias e resultados desenvolvidos sobre este tema. A estratégia de investigação, assim bem como o projecto resultante, pode ser utilizado em casos semelhantes, de intervenções futuras, como edifícios de Conventos e Mosteiros, que se encontrem em situações semelhantes, de modo a contribuir para um melhor conhecimento e abordagem dos conceitos e identidades arquitectónicas existentes; ABSTRACT: Starting from a teoric base that had the objective of create a universitary residence at the city of Évora, It is intended to continue a work that began in the academic year of 2014-2015, within the scope of the discipline Projecto Avançado I, taught by the professors Prof. Dra. Sofia Salema and Prof. Dr. José Adrião. The development of the work, promoted a study and an analysis about the city of Évora, understanding contexts, scales, historical insertions of the existing architecture and heritage, as well as its morphological-urban, dynamic, social and cultural characteristics. He reflected on a vast existing heritage, in which part of it is vacant and in ruins, with opportunities that generate a possible project intervention, always taking advantage of the intrinsic qualities of the building’s spatiality. A harmonious project response is sought, which proposes new spaces and intervenes over existing ones, adapting them to the needs imposed by a new program. An intervention proposal will be presented, on the existing heritage of the Convento do Carmo de Évora, located in Largo das Portas de Moura, this ensemble, built in the 16th century, had several uses over time, namely as a music school, used by the department of music from the University of Évora. The architectural ensemble, in spite of the several changes suffered throughout history, has remained unfinished until the present date, being vacant and in an initial stage of ruin, the strong possibility offered by existing spaces is notable, enabling the formulation of a thesis about how to intervene on this heritage, which is forgotten and degraded, as well as the methodologies and results developed on this topic. The research strategy, as well as the resulting project, can be used in similar cases, of future interventions, such as Convent and Monastery buildings, that are in similar situations, in order to contribute to a better knowledge and approach to the concepts and existing architectural identities.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29281
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Arquitetura-Claudio_Manuel_Ribeiro_Velez.pdf99.87 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois