Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29095

Title: Esquemas cognitivos, vivências académicas e sintomas psicopatológicos em estudantes universitários
Authors: Cabeça, Patrícia Isabel Rosado
Advisors: Tavares, Sofia Alexandra
Keywords: Esquemas mal-adaptativos precoces
Vivências académicas
Psicopatologia
Ensino superior
Estudantes
Early maladaptive schemes
Academic experiences
Psychopathology
Higher education
Students
Issue Date: 13-Jan-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo procura contribuir para a compreensão da associação entre esquemas cognitivos disfuncionais e sintomas psicopatológicos em alunos recém-chegados ao Ensino Superior. A amostra é constituída por 363 estudantes do 1º ano de Licenciatura da Universidade de Évora. Os dados foram recolhidos através de três instrumentos de autorrelato: YSQ-S3 (Pinto-Gouveia, Rijo, & Salvador, não publicado), QVA-r (Almeida, Ferreira, & Soares, 1999) e BSI (Canavarro, 1999). Os resultados indicam que os estudantes do género feminino, os estudantes insatisfeitos, os estudantes deslocados, os estudantes-trabalhadores e os estudantes com dificuldades económicas se diferenciam pela presença de esquemas mal-adaptativos precoces e níveis superiores de psicopatologia. Permitem também constatar que a perceção de bem-estar psicológico, a capacidade de regulação emocional e níveis superiores de autoconfiança, autonomia e otimismo são protetores do desenvolvimento da psicopatologia. Já a presença de esquemas mal-adaptativos precoces, dos domínios Vigilância Excessiva/Inibição e Distanciamento/Rejeição, contribui positivamente para a existência de sintomas psicopatológicos; ABSTRACT: This study seeks to contribute to the understanding of the association between dysfunctional cognitive schemes and psychopathological symptoms in students recently arrived at the University. The sample consists of 363 students from the 1st year of undergraduate studies at the University of Évora. Data were collected using three selfreport instruments: YSQ-S3 (Pinto-Gouveia, Rijo, & Salvador, unpublished), QVA-r (Almeida, Ferreira, & Soares, 1999) and BSI (Canavarro, 1999). The results indicate that female students, dissatisfied students, displaced students, workers students and students with economic difficulties are differentiated by the presence of early maladaptive schemes and higher levels of psychopathology. They also show that the perception of psychological well-being, the capacity for emotional regulation and higher levels of selfconfidence, autonomy and optimism are protective of the development of psychopathology. The presence of early maladaptive schemes in the Excessive Surveillance/Inhibition and Distancing/Rejection domains positively contribute to the existence of psychopathological symptoms.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29095
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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