Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29076

Title: Shifting Ground - Outro Chão. Colaboração Artística com Cidadãos Migrantes Recém-Chegados aos Países de Acolhimento. [Shifting Ground - Outro Chão. Artistic Collaboration with Newcomer Migrant Citizens to Host Countries.]".
Authors: Gorgel Pinto, Antonio
Reaes Pinto, Paula
Keywords: Arte participativa
Migrações
Jogo
Issue Date: 2020
Publisher: Carla Cruz, Hugo Cruz, Isabel Bezelga, Miguel Falcão, Ramon Aguiar
Citation: Gorgel Pinto, António; Reaes Pinto, Paula. "Shifting Ground - Outro Chão. Colaboração Artística com Cidadãos Migrantes Recém-Chegados aos Países de Acolhimento. [Shifting Ground - Outro Chão. Artistic Collaboration with Newcomer Migrant Citizens to Host Countries.]". In A busca do comum. Contributos das práticas artísticas para outros futuros. [The search for the common. Artistic practices' contributions to other futures.], editado por Carla Cruz; Hugo Cruz; Isabel Bezelga; Miguel Falcão; Aguiar, Ramon, 138-144. Porto, Portugal: Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS., 2020.
Abstract: O projeto artístico de envolvimento social Shifting Ground – Outro Chão teve início no verão de 2019, na cidade de Cedar Rapids, nos EUA, e terá continuidade, em 2020, na cidade de Évora. A iniciativa abrange migrantes recém-chegados aos EUA e a Portugal, bem como artistas e instituições locais, com o objetivo de capacitar e dar visibilidade, na comunidade de acolhimento, a grupos de migrantes em situação vulnerável. Pretende-se, também, demonstrar que as artes visuais, e a cultura, num sentido lato, são meios eficazes para promover a diferença. Para além de descrever os workshops de escultura em cerâmica dinamizados no contexto do projeto e a pla- taforma de colaboração criada para o efeito, o presente artigo aborda a metodologia transmedia de base comu- nitária utilizada. A lógica em questão é caracterizada como um mecanismo de ampliação e reforço para gerar o crescimento da criatividade existente no indivíduo e na comunidade, assim como uma visão integrada do lugar, entendido nas suas diversas dimensões – humana, social, política, cultural, histórica, geográfica e ecológica. Destaca-se o conceito de jogo como princípio orientador do projeto Shifting Ground – Outro Chão, não só porque a forma lúdica marcou o início da interação com os partici- pantes, como pelo facto do jogo ser um meio sistemático de representação que define aquele que participa no jogo e cumpre a sua função.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29076
Type: bookPart
Appears in Collections:CHAIA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Shifting Ground_artigo2020.pdf409.38 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois