Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/2905

Title: O projecto TurmaMais: dialogando em torno de uma experiência no combate ao insucesso e abandono escolares
Authors: Verdasca, José L. C.
Cruz, Teodolinda M.
Editors: Azevedo, Joaquim
Keywords: composição
turmamais
sucesso escolar
dimensão da turma
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Católica Portuguesa
Abstract: Neste artigo apresentam-se alguns elementos teórico-conceptuais de suporte ao projecto ‘TurmaMais’ e o essencial do seu figurino organizativo. Depois de algumas notas introdutórias e de contextualização, sustenta-se um modelo centrado nos factores ‘dimensão’ e ‘estrutura composicional’ da turma como referentes organizacionais determinantes no desempenho dos alunos e das turmas e passíveis de planificação e controlo por parte das escolas. Os resultados observados evidenciam quebras significativas nos índices de repetência e uma melhoria igualmente significativa na qualidade dos níveis escolares, tendendo assim a corroborar a adequabilidade da proposta no combate ao insucesso escolar. A apresentação de índices relativos à probabilidade de sucesso das gerações escolares que iniciaram o 3º ciclo há três anos atrás em várias escolas vizinhas, viria confirmar a sustentabilidade do projecto como instrumento organizacional de grande efeito na sobrevivência escolar dos alunos e consequentemente de integração e inclusão escolares.
URI: http://hdl.handle.net/10174/2905
ISSN: 1645-4006
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TurmaMais, dialogando_rev port inv edu, 2006.pdf340.26 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois