Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29039

Title: Desenvolvimento de Chatbots para responder a perguntas frequentes
Authors: Silva, João Quirino Machado e
Advisors: Rodrigues, Irene Pimenta
Keywords: Processamento de Linguagem Natural
Chatbot
Perguntas frequentes
Python
Palavras vazias
Stemização
Lematização
Similaridade de Cosine
Distância de Levenshtein
Distância de Jaccard
Similaridade Semântica
Natural Language Processing
Chatbot
Frequently asked questions
Python
Stopwords
Stemming
Lemmatization
Cosine Similarity
Levenshtein Distance
Jaccard Distance
Semantic Similarity
Issue Date: 26-Jan-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Hoje em dia, seja qual for o sítio que visitamos na Internet, dificilmente não nos deparamos com um Chatbot: desde as pequenas caixas de diálogo que nos assistem em compras online, até aos agentes virtuais que executam os pedidos que fazemos através de comandos de voz. Nesta dissertação, o objetivo principal é a implementação de um Chatbot para responder a perguntas frequentes. Para tal, foi realizado um estudo sobre o Processamento de Linguagem Natural, formas de preparar o texto para que fique pronto a ser utilizado pelo computador, distâncias que podem ser aplicadas a texto, similaridade semântica e, por fim, qual o impacto da remoção das palavras vazias. Após a realização deste estudo e obtenção da informação necessária, foi implementado um Chatbot para responder a perguntas frequentes, independentemente do tema dessas perguntas. Esse Chatbot foi, posteriormente, testado em perguntas frequentes relacionadas com o Instituto da Vinha e do Vinho; Abstract: Chatbots development to answer frequently asked questions Nowadays, whatever the site we visit on the Internet, we hardly encounter a Chatbot: from the small dialog boxes that assist us in online shopping to the virtual agents that execute the orders we make through voice commands. In this dissertation, the main goal is to implement a Chatbot to answer frequently asked questions. With this in mind, a study was carried out on natural language processing, ways to prepare the text so that it is ready for use by the computer, distances that can be applied to text, semantic similarity and, finally, what is the impact of removing stopwords. After conducting this and obtaining the necessary information, a Chatbot was implemented to answer frequently asked questions, regardless of the domain of those questions. This Chatbot was subsequently tested on frequently asked questions related to the Institute of Vine and Wine.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29039
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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