|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28958
|
Title: | Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL |
Authors: | Saraiva, Margarida Pires, António Ramos Villalobos Moya, Keylor Andrade, António |
Editors: | Rêgo, Mariana Carolina Barbosa Branchine, Sandra Maria |
Keywords: | Avaliação Qualidade Sistema de Gestão Ensino Superior |
Issue Date: | Nov-2019 |
Publisher: | FORGES |
Citation: | Saraiva, M.; Pires, A. R.; Villalobos Moya, K. & Andrade, A. (2019). “Educação e Gestão em Instituições Portuguesas de Ensino Superior – Análise dos artigos publicados na Revista TMQ e nas Atas dos Encontros da RIQUAL”. 9ª Conferência da FORGES - “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”, Mariana Carolina Barbosa & Sandra Maria Branchine, FORGES e Editora IFB, Universidade de Brasília (Brasil), 20 a 22 de novembro de 2019, pp. 578-590. ISBN: 978-65-990276-1-1 |
Abstract: | Os processos educativos são os processos mais difíceis de gerir, quer pela duração dos ciclos
de estudos, quer pela variedade dos atores e das suas intervenções, quer ainda pelas interações diversas
e pouco integradas entre docentes, estudantes e órgãos de gestão. Contudo, a educação e, em
particular, o ensino superior, constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade, pelo
que, espera-se, funcione aos mais elevados níveis de desempenho. Com este artigo pretende-se analisar
a evolução da produção científica obtida na Revista TMQ-Techniques, Methodologies and Quality e
nas Atas dos Encontros anuais da Rede dos Investigadores da Qualidade (RIQUAL), no período de
2009 a 2018, através da utilização das palavras-chave, enunciadas pelos autores nos artigos e
comunicações publicadas, ligadas à temática da educação. Os principais resultados obtidos mostram
que, nos artigos publicados na Revista TQM, as categorias de palavras-chaves com maior frequência
foram “Avaliação Académica”, “Ensino Superior”, “Estratégias e Abordagens”, “Estratégias e
Abordagens”, “Qualidade”, “Gestão e Processos” e “Modelos e Ferramentas da Qualidade”. No caso
das Atas dos Encontros da RIQUAL, as categorias com maior frequência foram “Qualidade”, “Ensino
Superior”, “Educação”, “Normas e Certificação”, “Avaliação Académica” e “Satisfação-Expectativas-
Perceções”. Face a esses resultados, pode concluir-se que a gestão das Instituições de Ensino Superior
(EIS) e dos seus processos e, em particular a Gestão da Qualidade ocupam com grande destaque a
investigação. A experiência dos editores permite ainda referir a necessidade de investigar outras
formas de intervenção dos sistemas da qualidade e as próprias formas de organização interna e externa
das IES, de modo a melhorar a eficácia global no cumprimento da sua missão |
URI: | https://www.aforges.org/9-conferencia-forges/ http://hdl.handle.net/10174/28958 |
ISBN: | 978-65-990276-1-1 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|