|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28686
|
Title: | A dimensão social do design de comunicação: conceitos, história e práticas contemporâneas |
Authors: | Camargo, Bruna Costa |
Advisors: | Ruivo, Maria Inês de Castro Martins Secca Silva, Célia Maria Figueiredo |
Keywords: | Design de Comunicaçã Design Social Designer Cidadão Prática profissional Inovação Social Communication Design Social Design Citizen Designer |
Issue Date: | 17-Dec-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este trabalho investiga o Design de Comunicação com foco na sua dimensão social.
Busca-se perceber como o aspecto social da profissão, sendo este, projetos voltados para
o bem comum, trabalha do ponto de vista histórico e contemporâneo. A investigação procura
assim contribuir com a fomentação do tema e apontar metodologias, diretrizes e possíveis
saídas profissionais em torno dos novos paradigmas que articulam o Design de Comunicação
e a Inovação Social. Compreendidos na dimensão social do Design de Comunicação
são debatidos e relacionados conceitos como Social Design, Citizen Designer, Critical
Design, Design para Sustentabilidade, Design para Inovação Social, Colaborative Design,
Co-Design, Design Thinking e Slow Design. Em um segundo momento, é feito
um resgate histórico focado na dimensão social do Design de Comunicação, com
a identificação de trabalhos e de designers marcantes neste contexto, para perceber seus
contributos para a área. O terceiro capítulo é dedicado ao estudo e análise de práticas
contemporâneas na área da dimensão social do Design de Comunicação, com a finalidade
de perceber abordagens, metodologias de trabalho e saídas de atuação profissionais
possíveis. O quarto capítulo é dedicado as considerações finais, resultados obtidos
e caminhos futuros. Como procedimentos metodológicos, recorre-se a Revisão de Literatura,
análise de Casos de Estudo contemporâneos e Inquéritos com designers de comunicação
e estudantes; ABSTRACT:
This work investigates communication design with a focus on its social dimension. It seeks
to understand how the social aspect of the profession, being this, projects aimed at the
common good works from a historical and contemporary point of view. The investigation
thus seeks to contribute to the promotion of the theme and to point out methodologies,
guidelines and possible professional opportunities around the new paradigms that articulate
communication design and Social Innovation. Understood in the social dimension
of communication design, concepts such as Social Design, Citizen Designer, Critical
Design, Design for Sustainability, Design for Social Innovation, Collaborative Design, are
discussed and related. Co-Design, Design Thinking and Slow Design. In a second step,
a historical rescue focused on the social dimension of communication design is made,
with the identification of outstanding works and designers in this context, to understand
their contributions to the area. The third chapter is dedicated to the study and analysis
of contemporary practices in the area of the social dimension of communication design,
in order to understand approaches, work methodologies and professional performance.
possible. The fourth chapter is dedicated to the final considerations, results obtained and
future paths. As methodological procedures, literature review, analysis of contemporary
cases and surveys with communication designers are used. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28686 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|