Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28686

Title: A dimensão social do design de comunicação: conceitos, história e práticas contemporâneas
Authors: Camargo, Bruna Costa
Advisors: Ruivo, Maria Inês de Castro Martins Secca
Silva, Célia Maria Figueiredo
Keywords: Design de Comunicaçã
Design Social
Designer Cidadão
Prática profissional
Inovação Social
Communication Design
Social Design
Citizen Designer
Issue Date: 17-Dec-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho investiga o Design de Comunicação com foco na sua dimensão social. Busca-se perceber como o aspecto social da profissão, sendo este, projetos voltados para o bem comum, trabalha do ponto de vista histórico e contemporâneo. A investigação procura assim contribuir com a fomentação do tema e apontar metodologias, diretrizes e possíveis saídas profissionais em torno dos novos paradigmas que articulam o Design de Comunicação e a Inovação Social. Compreendidos na dimensão social do Design de Comunicação são debatidos e relacionados conceitos como Social Design, Citizen Designer, Critical Design, Design para Sustentabilidade, Design para Inovação Social, Colaborative Design, Co-Design, Design Thinking e Slow Design. Em um segundo momento, é feito um resgate histórico focado na dimensão social do Design de Comunicação, com a identificação de trabalhos e de designers marcantes neste contexto, para perceber seus contributos para a área. O terceiro capítulo é dedicado ao estudo e análise de práticas contemporâneas na área da dimensão social do Design de Comunicação, com a finalidade de perceber abordagens, metodologias de trabalho e saídas de atuação profissionais possíveis. O quarto capítulo é dedicado as considerações finais, resultados obtidos e caminhos futuros. Como procedimentos metodológicos, recorre-se a Revisão de Literatura, análise de Casos de Estudo contemporâneos e Inquéritos com designers de comunicação e estudantes; ABSTRACT: This work investigates communication design with a focus on its social dimension. It seeks to understand how the social aspect of the profession, being this, projects aimed at the common good works from a historical and contemporary point of view. The investigation thus seeks to contribute to the promotion of the theme and to point out methodologies, guidelines and possible professional opportunities around the new paradigms that articulate communication design and Social Innovation. Understood in the social dimension of communication design, concepts such as Social Design, Citizen Designer, Critical Design, Design for Sustainability, Design for Social Innovation, Collaborative Design, are discussed and related. Co-Design, Design Thinking and Slow Design. In a second step, a historical rescue focused on the social dimension of communication design is made, with the identification of outstanding works and designers in this context, to understand their contributions to the area. The third chapter is dedicated to the study and analysis of contemporary practices in the area of the social dimension of communication design, in order to understand approaches, work methodologies and professional performance. possible. The fourth chapter is dedicated to the final considerations, results obtained and future paths. As methodological procedures, literature review, analysis of contemporary cases and surveys with communication designers are used.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28686
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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