Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28606

Title: BALANCED SCORECARD PARA O SETOR VITIVINÍCOLA DA REGIÃO ALENTEJO: UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL NA IDENTIFICAÇÃO DAS PERSPETIVAS PARA CONSTRUÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO
Authors: Gomes, Maria José
Sousa, António
Novas, Jorge
Keywords: Balanced Scorecard
Gestão estratégica
Setor Vitivinícola
Issue Date: 2020
Publisher: Universidad de Vigo
Citation: Gomes, M.J., Sousa, A. e Novas, J., "BALANCED SCORECARD PARA O SETOR VITIVINÍCOLA DA REGIÃO ALENTEJO: UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL NA IDENTIFICAÇÃO DAS PERSPETIVAS PARA CONSTRUÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO", in Memoria XXII Seminario Hispano-Luso de Economía Empresarial, Universidad de Vigo, 5 e 6 novembro.
Abstract: O artigo pretende apresentar como a Análise Fatorial de Componentes Principais foi utilizada para apoiar a identificação das perspetivas a considerar no desenvolvimento do Mapa Estratégico para o Setor Vitivinícola da Região Alentejo para o período 2021-2025. O método "The exploratory sequential design" foi o utilizado e os dados, no ramo quantitativo da investigação, foram recolhidos através de questionário estruturado misto. Para identificação das perspetivas a considerar no Balanced Scorecard utilizou-se a Análise Fatorial de Componentes Principais, com o auxílio do software SPSS for Windows, num procedimento inovador neste domínio, complementada com um conjunto de análises estatísticas subjacentes. Conclui-se que o resultado da solução final da fatorização adere à proposta original de Kaplan & Norton, com as perspetivas agrupadas de uma outra forma e com adaptações específicas (com conteúdo e designação diferentes das habitualmente utilizadas), dado o objeto em estudo ser um setor económico. No referencial-objeto de gestão estratégica desenvolvido para este Setor aplicando a Metodologia Balanced Scorecard consideram-se duas novas perspetivas: uma relativa a aspetos de sustentabilidade, tendo em vista uma futura certificação da sustentabilidade em vitivinicultura, e outra respeitante a resultados para a sociedade, direcionada para a valorização dos territórios vinhateiros da região Alentejo e o seu desenvolvimento sistémico.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28606
Type: lecture
Appears in Collections:CEFAGE - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MEMORIA_XXIISHLEE_Resumo_Gomes_Sousa_Novas.pdf945.22 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois