Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28591

Title: Utilização do método ahp para análise da competitividade da agroindustria de filetagem de tilápias no oeste do paraná
Authors: Ramos, Manoel J.
Feiden, A.
Fragoso, Rui
Editors: Ulhôa., J.L.R.
Keywords: agroindústria
análise multicritério
cadeias produtivas
piscicultura
Issue Date: 2020
Publisher: Ulhôa, J.L.R. (eds.)
Citation: Ramos, M.J., Feiden, A., Fragoso, R.M.S., Tonin, J.M. (2020), “Utilização do método ahp para análise da competitividade da agroindustria de filetagem de tilápias no oeste do paraná”, in Ulhôa, J.L.R. (eds.), Biodiversidade Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Brasl: Editora Conhecimento Livre (ISBN: 978-65-86072-14-3), 225-246.
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo avaliar como os fatores institucionais, organizacionais e tecnológicos podem contribuir para ampliar a competitividade em agroindústrias de iletagem de tilápias. O estudo foi conduzido na microrregião de Toledo, no oeste do Paraná, onde está localizado um dos rincipais polos de produção de tilápias, em tanques escavados, do Brasil. A pesquisa se justifica pelo fato de analisar, empiricamente, as potencialidades de uma atividade agropecuária que apresenta expressivos sinais de crescimento, mediantes as ações organizacionais incipientes. O escalonamento hierárquico das variáveis, foi submetido à análise de decisão multicritério utilizando o método Analytic Hierarchy Process (AHP). Os resultados indicaram que as alternativas com maior potencial para ampliar a competitividade da cadeia de valor consistem na realização de melhorias no processamento industrial, bem como, no desenvolvimento de melhores técnicas de manejo na produção agropecuária, obtendo uma representatividade de 36% e 17%, respectivamente. O método AHP demonstrou-se eficiente para a análise e pode ser utilizado como base metodológica para estudos futuros para melhorias de competitividade no setor, utilizando-se de outras variáveis possíveis.
URI: http://hdl.handle.net/10174/28591
Type: bookPart
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
L.15-2020.pdf7.49 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois