Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28573

Title: Caracterização do desenvolvimento motor de crianças do 1º ciclo do ensino básico e dos seus níveis de atividade física em período de recreio
Authors: Gonçalves, Vanessa Alexandra Cortiço
Advisors: Raimundo, Armando Manuel Mendonça
Marmeleira, José Francisco Filipe
Keywords: Atividade física
Coordenação motora
Acelerometria
Aptidão física
Proficiência motora
Physical Activity
Motor coordination
Accelerometry
Physical fitness
Motor proficiency
Issue Date: 11-Nov-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Objetivo: Estudar os níveis de atividade física no período de recreio, a proficiência motora e a composição corporal de crianças do primeiro ciclo do ensino básico e verificar de que forma as variáveis se relacionam entre si. Método: Participaram 140 crianças (8.01 ± 1.33 anos) de duas escolas diferentes e de ambos os sexos. A atividade física foi avaliada através de acelerometria. Para avaliação da proficiência motora realizaram-se o KörperKoördinationsTest für Kinder (KTK) (coordenação motora), o teste vai-vem (aptidão cardiorrespiratória), o dinamómetro de mão (força de membros superiores) e o salto horizontal (força de membros inferiores). A composição corporal foi avaliada através do Índice de Massa Corporal e do perímetro da cintura. Resultados: As crianças são pouco ativas durante o recreio, têm uma prevalência de excesso de peso / obesidade elevada (~30%) e muitas delas têm dificuldades na coordenação motora. Os rapazes são mais ativos no recreio e tiveram melhores resultados de coordenação motora do que as raparigas. As crianças com peso normal revelaram ter melhor aptidão cardio-respiratória (medida pelo teste vai-vém) do que as crianças com excesso de peso / obesidade. Foram encontradas algumas associações significativas entre atividade física, proficiência motora e composição corporal. Conclusões: As crianças do primeiro ciclo são pouco ativas no período de recreio e têm níveis de proficiência motora baixos. Apresentam, ainda, uma prevalência de excesso de peso / obesidade, relativamente elevada; Abstract: Characterization of motor development of primary school children and their levels of physical activity during recess Objective: Study the levels of physical activity in the recess period, the motor proficiency and the corporal composition of children of the first cycle of elementary school and verify in which way the variables relate to each other. Method: 140 children from two different schools and both sexes participated in the study. Physical Activity data were obtained through accelerometry where each child would use the accelerometer for at least 3 days. To assess motor proficiency was used the KörperKoördinationsTest für Kinder (KTK) was performed to assess motor coordination, the shuttle test to cardiorespiratory fitness, the hand dynamometer to determine upper limb strength and the horizontal jump to check lower limb strength. Body composition was assessed by measuring weight, height and waist circumference. Results: Participants in this study are less active than expected, opting for sedentary and light activities rather than moderate or vigorous activities, even during recess. People with normal weight had better overall results than the overweight or obese population
URI: http://hdl.handle.net/10174/28573
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Exercicio_e_Saude-Vanessa_Alexandra_Cortiço_Gonçalves.pdf854.15 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois