Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27982

Title: O efeito de um programa de intervenção grafomotora no desempenho motor global de crianças em idade pré-escolar
Authors: Vieira, Alyson Tarragó
Advisors: Batalha, Ana Rita do Amaral Cabrita Matias
Keywords: Desempenho Motor Globa
Intervenção Grafomotora
Pré-escolar
Global Motor Performance
Graphomotor Intervention
Preschool
Issue Date: 18-May-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Um desempenho motor adequado no período pré-escolar, proporciona êxitos funcionais, que possibilitam novos desafios cognitivos, e consequentemente, levam a criança a explorar o ambiente, ampliando o seu repertório motor a variados níveis. Objetivos: Conhecer os efeitos de um programa de intervenção grafomotora de crianças a frequentar os últimos anos da educação pré-escolar e o desenvolvimento do desempenho motor. Método: A amostra foi constituída por 63 crianças, 34 do sexo feminino e de 29 do sexo masculino, entre 4 e 6 anos (de 5,11 ± ,051). 32 crianças participaram de um programa de intervenção grafomotora (Grupo Experimental) de 16 sessões, e as demais seguiram as suas rotinas habituais (Grupo Controlo). Todas as crianças foram avaliadas antes e depois das intervenções com o Questionário de Preferência Manual de Van Strien (QPM), Teste de Desenvolvimento de Integração Visuomotora (VMI), e Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças - 2ª edição (MABC-2) e sua Lista de Verificação. Resultados: A análise intra-grupo revelou melhorias das habilidades motoras de crianças em idade pré-escolar. O GE encontrou resultados significativamente positivos na habilidade de Atirar e Agarrar e o desenvolvimento dos comportamentos motores, nas secções A e B da Lista de Verificação. Conclusão: A implementação de um programa de intervenção grafomotora possibilitando uma melhoria específica de algumas habilidades do desempenho motor de crianças a frequentar os últimos anos da educação pré-escolar; ABSTRACT: An adequate motor performance in the preschool period, provides functional successes, which enable new cognitive challenges, and consequently lead the child to explore the environment, expanding his motor repertoire to various levels. Objectives: To know the effects of a program of motor-motor intervention of children attending the last years of pre-school education and the development of motor performance. Method: The sample consisted of 63 children, 34 females and 29 males, between 4 and 6 years old (from 5.11 ±, 051). 32 children participated in a 16-session graphomotor intervention program (Experimental Group), and the others followed their usual routines (Control Group). All children were evaluated before and after the interventions with the Van Strien Manual Preference Questionnaire (QPM), Visuomotor Integration Development Test (VMI), and Movement Assessment Battery for Children - 2nd edition (MABC-2) and its Verification list. Results: The intra-group analysis revealed improvements in the motor skills of children of preschool age. The GE found significantly positive results in the ability to Shoot and Grab and the development of motor behavior in sections A and B of the Checklist. Conclusion: The implementation of a graphomotor intervention program enabling a specific improvement of some motor performance skills of children attending the last years of pre-school education.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27982
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Psicomotricidade-Alyson_Tarrago_Vieira.pdf748.4 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois