Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27923

Title: A decision support system in shuttle service managing
Authors: Aldeano, João Pedro Candeias Coxinho Tomé
Advisors: Rodrigues, Irene Pimenta
Keywords: AI
VRP
CSP
Optimization
Automatic Scheduling
Issue Date: 5-Jun-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: The transport sector is an important field in it is worth investing time to find new solutions aimed at making vehicle routes more efficient in terms of time and petrol consumption. The solution presented in this dissertation tries to help a small shuttle company to manage their shuttles, drivers and customer requests, but could be generalised as a solution to a bigger shuttle company. The implemented system uses Artificial Intelligence techniques by representing the drivers attribution as a constraint satisfaction optimisation problem. Drivers have a start location, start times and vehicle capacity. Service constraints are the pick up and drop off locations, times, and service weight (weight of baggage and passengers). All these constraints generate a branch of the well known vehicle routing problem by adding time windows, capacity and multiple depot constraints. The system uses constraint optimisation tools that aim to return an optimised schedule given a list of shuttle company drivers and shuttle services; SUMÀRIO: Sistema de suporte à decisão na gestão de serviços de tranfers O sector dos transportes é bastante importante e vale a pena investir tempo para encontrar novas soluções com o objectivo de fazer o escalonamento de veículos mais eficiente, em termos de tempo e também consumo de combustíveis. A solução apresentada nesta dissertação, tenta ajudar uma pequena companhia de transferes a gerir a sua frota, condutores e pedidos de clientes, mas pode ser generalizada sendo uma solução para companhias de transferes maiores. O sistema implementado utiliza técnicas de inteligência artificial para representar a atribuição de serviços aos condutores como um problema de satisfação de restrições. Os condutores têm como atributos uma localização inicial, um tempo de começo de serviço e a capacidade do veiculo como restrições. Os serviços têm como restrições o ponto de partida e o ponto de chegada, o tempo de partida e também um peso associado, isto é, o peso de bagagem e número de passageiros. Todas estas restrições geram um ramo do bem conhecido problema do caixeiroviajante adicionando restrições: de peso, janelas de tempo e também de múltiplos depósitos. O sistema utiliza ferramentas de optimização de restrições, no qual o objectivo é retornar um escalonamento optimizado, dada uma lista de condutores e uma lista de serviços de transferes.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27923
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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