Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27905

Title: Desafios da educação contemporânea em Angola. Perceções de professores do ensino superior público
Authors: Ferreira, Ricardo Cauica
Advisors: Fialho, Isabel José Botas Bruno
Keywords: Educação contemporânea
Perceções
Lógicas de ação
Professor
Ensino superior
Angola
Contemporary education
Perceptions
Action logics
Teacher
Higher education
Angola
Issue Date: 14-Apr-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A contemporaneidade educativa tem sido marcada por vários desafios, devido às exigências que surgem um pouco por todo o mundo no sentido de construir uma educação de qualidade como alicerce para o bem-estar de todos. Fruto destas exigências mundiais, em Angola tem surgido uma pressão social com vista a se estar alinhada com os países mais desenvolvidos no âmbito educativo. Assim, o executivo angolano, o sistema educativo, os professores e as organizações profissionais deste ramo precisam articular narrativas para o desenvolvimento e partilha de um processo de ensino de qualidade. Neste sentido, os professores precisam estar na dianteira, assumindo a responsabilidade de promover um processo de ensino e aprendizagem que envolva todos, partilhando um compromisso comum, com o aluno, a família, a comunidade e o mundo em geral. Face ao expresso, pretendemos identificar as perceções e lógicas de ação de professores do ensino superior público na resposta aos desafios da educação contemporânea que se apresentam no seu contexto pessoal, profissional e organizacional para a prestação de um serviço docente de qualidade. No estudo empírico, cuja abordagem foi predominantemente quantitativa, com suporte no inquérito por questionário, embora tenham sido recolhidos alguns dados qualitativos complementares, através da análise documental, trabalhámos com 287 professores de duas Instituições de Ensino Superior Públicas angolanas. Os resultados obtidos revelaram um/a posicionamento/perspetiva concordante sobre a grande maioria dos fatores tidos como desafiantes à ação educativa do professor na atualidade, para atender aos pressupostos da educação do século XXI, pois estes elementos se incorporados no trabalho docente ajudam a melhorar o seu desenvolvimento pessoal, profissional, organizacional e potenciar as aprendizagens dos alunos. Assim, identificadas as perceções inerentes aos desafios da educação contemporânea, concluímos que, na visão dos inquiridos, as lógicas de ação educativa dos professores deve ser regida por dinâmicas ou interações com outros atores do contexto organizacional envolvendo o seu universo cultural, para dar sentido às suas práticas educativas, criando ambientes propícios de aprendizagem para todos, tendo como pressuposto o desenvolvimento do potencial de cada sujeito e contribuindo para o bem-estar comum; ABSTRACT: Educational contemporaneity has been marked by many challenges, due to the demands that arise a bit all over the world in the sense that to build a quality education as a foundation for the welfare of all. As a result of these global demands, in Angola there has been social pressure to be aligned with the most developed countries in the educational field. Therefore, the Angolan executive, the education system, the teachers and the professional organizations of this branch need to articulate narratives for the development and apportionment of a quality teaching process. In this case, teachers need to be in forefront, taking responsibility for promoting a teaching and learning process that engages everyone, dividing a common commitment with the pupils, family, community and the world at large. Given the above, we intend to identify the perceptions and logic of action of teachers for public higher education in response to the challenges of contemporary education that present themselves in their personal, professional and organizational context to provide a quality teaching service. In the empirical study, whose approach was predominantly quantitative, supported inquiry by questionnaire, although some complementary qualitative data were collected through documentary analysis, we worked with 287 teachers from two Angolan Public Higher Education Institutions. The obtained results revealed a concordant position/perspective on the majority factors that considered as challenging the educative action of the teacher to attend the education assumptions of 21st century, because these elements, if incorporated into the teaching work help to improve their personal, professional, organizational development and enhance in learning of pupils. Therefore, identifying the perceptions inherent to the challenges of contemporary education, we conclude that, in the view of respondents, the logic action of teachers of educational should be governed by dynamics or interactions with other actors of the organizational context involving their cultural universe, to make sense of their educational practices, creating good environments of learning for all, assuming the development of each subject's potential and contributing to the common welfare.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27905
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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