Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27867

Title: Ensinar e aprender inglês no ensino secundário com recurso a estratégia de aprendizagem invertida
Authors: Sousa, Sandra Emília Barros de
Advisors: Ramos, José Luís Pires
Keywords: Ensinar e Aprender Inglês
Ensino Secundário
Abordagens Ativas e Centradas no Aluno
Estratégia de Aprendizagem Invertida
Tecnologia Educativa
Teach and Learn English
Secondary Education
Active and Student-Centered Learning
Inverted Learning Strategy
Digital Technology
Issue Date: 3-Apr-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O ensino e aprendizagem da língua inglesa exige o desenvolvimento de competências de comunicação através de contextos autênticos e reflexivos, porém o modelo tradicional de ensino, pautado em estruturas gramaticais, vocabulários e leitura, não oferece tempo suficiente em sala de aula para os alunos interagirem com a língua-alvo. Em resposta a este problema, a aprendizagem invertida vem sendo apontada como uma abordagem viável no campo da segunda língua, visto que esta estratégia desloca a instrução conceitual e factual dos conteúdos, geralmente, fornecido por meio das tecnologias digitais, para fora da sala de aula e na aula presencial, oferece oportunidade de aprendizagens ativa e centrada no aluno. O objetivo deste estudo “quase experimental” consiste em investigar a teoria da aprendizagem ativa e centrada no aluno, comparando a estratégia de aprendizagem invertida (variável independente) nos resultados de aprendizagem, no tempo de oportunidade para aprender, na motivação e envolvimento dos alunos para a aprendizagem (variáveis dependentes) com um ambiente tradicional de ensino. A população corresponde aos alunos do 10°ano de escolaridade de uma escola do concelho de Lisboa, na disciplina de Inglês. Numa estratégia de “triangulação metodológica”, foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados, nomeadamente: testes de avaliação, questionários, observações, entrevistas. Sendo, os resultados destes, submetidos à análise estatística e análise de conteúdo. Os dados recolhidos de ambas as análises não convergiram entre si, exceto o tempo de oportunidade para aprender. Por esse motivo, recomenda-se que o estudo seja repetido com um tamanho de amostra maior, usando um design de métodos mistos com docentes experientes na abordagem de sala de aula invertida, de modo que mesmo as pequenas diferenças nos resultados de aprendizagem, na motivação e envolvimento dos alunos para a aprendizagem possam ser detectadas e que apresentem resultados conclusivos; ABSTRACT: Teach and Learn English in Secondary Education Using the Inverted Learning Strategy Teaching and learning the English language require the development of communication skills through authentic and reflective contexts, but the traditional teaching model, based on grammatical structures, vocabulary, and reading, does not provide enough classroom time for students to interact with each other on the target language. In response to this problem, inverted learning has been touted as a viable approach in the second language field, as this strategy shifts the conceptual and factual instruction of content, usually provided through digital technologies, out of the classroom, and in a face-to-face class, it offers active Student-centered learning opportunities. The objective of this “quasi-experimental” study is to investigate active and student-centered learning theory by comparing an inverted learning strategy (independent variable) on learning outcomes, on time to learn, on motivation and on student involvement for learning (dependent variables) with a traditional teaching environment. The population corresponds to the students of the 10th grade of a school of the municipality of Lisbon, in the English subject. In a “methodological triangulation” strategy, various data collection instruments were used, namely: assessment tests, questionnaires, observations, interviews. Therefore, their results were submitted to statistical analysis and content analysis. The data collected from both analyses did not converge except for the opportune time to learn. For this reason, it is recommended that the study should be repeated with a sample size larger, using a mixed-method design with experienced teachers in the inverted classroom approach, so that even small differences in learning outcomes, motivation and student involvement for learning can be detected and provide conclusive results.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27867
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciencias_da_educacao-Sandra_Emilia_Barros_de_Sousa.pdf6.85 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois