Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27833

Title: A formação inicial e contínua dos oficiais das FAA: o caso da Academia Militar do Exército
Authors: Africano, Luzia José
Advisors: Favinha, Marília
Keywords: Desenvolvimento Profissional
Formação Contínua
Forças Armadas
Qualidade
Ensino
Professional Development
Continuing Education
Armed Forces
Quality
Teaching
Issue Date: 6-Mar-2020
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho de investigação teve como objetivo desenvolver um estudo, sobre uma questão premente, em educação, em Angola: A Formação Inicial e Contínua dos Oficiais das FAA: o caso da Academia Militar do Exército (AME Y). Sendo também um contributo para o conhecimento de modo a que venha possibilitar o desenvolvimento de novos métodos de ensino, e colmatar lacunas da formação inicial. Situa-se no âmbito da formação contínua, que compreende o conhecimento académico e as experiências pessoais e profissionais, que trazem benefício direto ou indireto para estes militares e de que forma a qualidade desta formação interfere no desempenho profissional. Esta investigação permitiu-nos conhecer assim, a experiência dos militares, do ponto de vista da aquisição de competências e do desenvolvimento profissional. Do ponto de vista metodológico optámos por realizar um estudo de natureza quantitativa, recorrendo ao método de recolha de dados através inquérito por questionário e legislação. Os resultados desta investigação apontam para uma formação inicial desatualizada, e uma grande falta de uma reformulação dos programas curriculares dos cursos, bem como com um défice de formação contínua, como forma a aperfeiçoar os métodos didáticos e recursos que estes militares, enquanto professores da própria Academia Militar utilizam para lecionar as suas aulas. Esperamos que estes resultados possam produzir conhecimento que possibilitem aos oficiais assumirem um papel mais ativo e colaborativo na conceção e implementação de ações de formação que contribuam para o seu desenvolvimento profissional e para a aquisição de competências; ABSTRACT: With research work aimed to develop a study on a pressing issue in education in Angola: Initial and Continuing Training of FAA Officers: the case of Military Academy of the army (AME Y). It is also a contribution to knowledge in order to enable the development of new teaching methods, and to fill gaps in initial training. This work is in the context of continuing education, which includes academic knowledge and personal and professional experiences, which bring direct or indirect benefit to these military personnel and how the quality of this training interferes with professional performance. This research allowed us to know the experience of the military from the point of view of skills acquisition and professional development. From the methodological point of view we chose to conduct a quantitative study, using the method of questionnaire survey and legislation. The results of this investigation point to an outdated initial formation, and a great lack of a reformulation of the curricular programs of the courses, as well as a lack of continuous formation, as a way to perfect the didactic methods and resources that these military, as teachers of their own. Military Academy use to teach their classes. We hope that the results of this investigation can produce knowledge that enables officers to assume a more active and collaborative role in the design and implementation of training actions that contribute to their professional development and skills acquisition.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27833
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciências_da_Educação_Administração_Egulação_e_Políticas_Educativas-Luzia_José_Africano-A_formação_inicial_e_contínua....pdf4.56 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois