Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27725
|
Title: | Uma proposta de intervenção precoce em dificuldades de leitura |
Authors: | Cambim, Nídia Maria Pastor |
Advisors: | Silva, Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos |
Keywords: | Dificuldades de leitura Programa de intervenção Método fónico Princípio alfabético Descodificação. Reading difficulties Intervention program Phonics instruction Alphabetic principle Decoding |
Issue Date: | 18-Feb-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Desenvolvemos um programa de intervenção assente nas descobertas mais recentes
sobre os processos psicolinguísticos envolvidos na aprendizagem da leitura e
destinado a alunos do 2.º ano de escolaridade com dificuldades nesta competência. O
objetivo foi analisar o impacto do programa comparando-o com o apoio pedagógico
habitualmente prestado. A eficácia da intervenção foi aferida através da comparação
da evolução do desempenho na leitura de três grupos, entre o pré e o pós-teste, em
tarefas que avaliam a capacidade leitora e outras competências que lhe estão
inerentes. Participaram no estudo 34 crianças: 14 no Grupo Experimental, 12 no Grupo
de Controlo com Dificuldades e 11 no Grupo de Controlo sem Dificuldades. O
programa foi aplicado em 20 sessões de 30 minutos, com uma frequência de 4/5
sessões semanais. Os resultados sugerem a eficácia do programa, sobretudo ao nível
do conhecimento do código ortográfico e na precisão leitora; A proposal for early intervention in reading difficulties
Abstract:
We developed an intervention for second-graders with reading difficulties. The
structure and contents of the program were based on recent findings on the “science
of reading”. Our aim was to assess the effectiveness of the program in comparison
with the pedagogical support that is usually provided by schools. The intervention
effects were evaluated by comparing the progress in reading and in other
psycholinguistic skills, between pre and post-test, of three different groups of secondgrade learners: a Experimental Group (n=14), a Control Group with Reading Difficulties
(n=12) and a Control Group with no reading disabilities (n=11). The program consisted
of 20 sessions of 30 minutes, 4-5 weekly sessions. Results show the intervention was
effective and reveal that it had a greater impact on students’ progress in reading than
the pedagogical support provided at school. The effects were particularly evident on
measures of orthographic knowledge and reading accuracy. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/27725 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|