Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27526

Title: ENVELHECIMENTO ATIVO, BEM-SUCEDIDO E QUALIDADE DE VIDA: estratégias de atuação multiprofissional na atenção básica à saúde
Authors: Torres, Gilson de Vasconcelos
Chora, Maria Antónia
Mendes, Felismina
Gemito, Maria Laurência
Zangão, Otilia
Editors: Torres, Gilson de Vasconcelos
Keywords: Envelhecimento activo
Enfermagem
Qualidade de vida
Issue Date: 1-Dec-2018
Publisher: EDITORA CRV
Citation: Sinopse Este livro pretende apresentar os conceitos e definições relacionados ao processo de envelhecimento e à qualidade de vida (QV) que fundamentam o planejamento e as intervenções multiprofissionais em saúde. O envelhecimento populacional é considerado um fator relevante e positivo para a sociedade quando associado à saúde e qualidade de vida, entretanto, o acréscimo de anos à vida humana não necessariamente implica em usufruí-los com qualidade. A observação de padrões diferenciados de envelhecimento e a busca pela compreensão de determinantes da longevidade ativa motivam as pesquisas, com destaque para a Saúde do Idoso. Portanto, ressalta-se a promoção do envelhecimento ativo como uma necessidade premente que pode ser facilitada pela satisfação das demandas dos idosos por meio de intervenções. Este livro baseia-se nos resultados provenientes de outros estudos nacionais e internacionais, bem como nas expertises dos pesquisadores, professores, profissionais e alunos envolvidos em pesquisas realizadas em universidades de excelência nacional e internacional, e suscita o compartilhamento de experiências positivas e negativas em diversos cenários, fundamentando o planejamento de intervenções efetivas e que proporcionem resolutividade na promoção, preservação, restauração e reabilitação da saúde de idosos, impactando positivamente em sua QV. Espera-se oferecer subsídios para a discussão e a necessária adaptação às especificidades locais na atenção primária à saúde (APS), utilizando-se de tecnologias leves como intervenção multidimensional.
Abstract: ste livro pretende apresentar os conceitos e definições relacionados ao processo de envelhecimento e à qualidade de vida (QV) que fundamentam o planejamento e as intervenções multiprofissionais em saúde. O envelhecimento populacional é considerado um fator relevante e positivo para a sociedade quando associado à saúde e qualidade de vida, entretanto, o acréscimo de anos à vida humana não necessariamente implica em usufruí-los com qualidade. A observação de padrões diferenciados de envelhecimento e a busca pela compreensão de determinantes da longevidade ativa motivam as pesquisas, com destaque para a Saúde do Idoso. Portanto, ressalta-se a promoção do envelhecimento ativo como uma necessidade premente que pode ser facilitada pela satisfação das demandas dos idosos por meio de intervenções. Este livro baseia-se nos resultados provenientes de outros estudos nacionais e internacionais, bem como nas expertises dos pesquisadores, professores, profissionais e alunos envolvidos em pesquisas realizadas em universidades de excelência nacional e internacional, e suscita o compartilhamento de experiências positivas e negativas em diversos cenários, fundamentando o planejamento de intervenções efetivas e que proporcionem resolutividade na promoção, preservação, restauração e reabilitação da saúde de idosos, impactando positivamente em sua QV. Espera-se oferecer subsídios para a discussão e a necessária adaptação às especificidades locais na atenção primária à saúde (APS), utilizando-se de tecnologias leves como intervenção multidimensional.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27526
Type: bookPart
Appears in Collections:CICTS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Envelhecimento ativo.jpg44.65 kBJPEGView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois