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Title: Perceções de professores de 1.º ciclo sobre a implementação de um programa de promoção de mudanças no processo de ensino e aprendizagem. O caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI
Authors: Cristovão, A.
Verdasca, J.
Candeias, A.
Editors: Azevedo, Joaquim
Keywords: Aprender para o Bem-Estar
desenvolvimento do professor
desenvolvimento de competências nos alunos
trabalho colaborativo de professores
formação de professores
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Católica Portuguesa
Citation: Cristóvão, A. M., Verdasca, J., & Candeias, A. (2019). Perceções de professores de 1.º ciclo sobre a implementação de um programa de promoção de mudanças no processo de ensino e aprendizagem. O caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (19), 14-40. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2019.5291
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar as perceções de sete professores do 1.º ciclo acerca da implementação de um projeto-piloto assente no paradigma “Aprender para o Bem-Estar”, que procura a melhoria das aprendizagens através da aquisição dos conhecimentos básicos no interior do currículo formal e o desenvolvimento de capacidades habilitantes de raciocínio analítico e prático, da resiliência e responsabilidade e de competências tecnológicas, emocionais, sociais e criativas. O corpusda análise de conteúdo é constituído por sete entrevistas. Foram codificadas 485 unidades de registo, sistematicamente agrupadas em cinco categorias: “Impacto nos alunos”, “Impacto nos professores”, “Impacto nas práticas didático-pedagógicas”, “Fatores facilitadores” e “Fatores de constrangimento”. Os resultados indicam que o projeto se alinhou fortemente com os objetivos iniciais, tendo sido os professores os principais responsáveis por essa convergência. Os docentes destacaram a sua satisfação com a participação no projeto e o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como o desenvolvimento de competências nos alunos, o aumento dos seus níveis motivacionais e as melhorias consideráveis nas aprendizagens. Enfatizaram as atividades desenvolvidas, o trabalho colaborativo e a melhoria do ambiente em sala de aula, elogiando o apoio da equipa de investigação e a formação recebida e lamentando a extensão do currículo.
URI: https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/5291
http://hdl.handle.net/10174/27525
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
PSI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

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