Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27468

Title: O estudo de inclusões fluídas e a sua relação com a mineralização em Mociços, Miguel Vacas e Ferrarias (Zona de Ossa-Morena). Dados preliminares
Authors: MAIA, Miguel
VICENTE, Sandro
NOGUEIRA, Pedro
Keywords: Zona de Ossa-Morena
Inclusões Fluidas
Setor Estremoz-Barrancos
Cobre
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Maia M., Vicente S., Nogueira P. (2017). O estudo de inclusões fluídas e a sua relação com a mineralização em Mociços, Miguel Vacas e Ferrarias (Zona de Ossa-Morena). Dados preliminares. - I CONGRESSO LUSO- EXTREMADURENSE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Évora, 20 e 21 de Outubro de 2017. pp. 56-57.
Abstract: O presente trabalho enquadra-se no projeto ZOM3D – Modelos metalogénicos da Zona de Ossa- Morena: Valorização de Recursos Minerais do Alentejo. Este projeto procura a construção dos modelos metalogénicos 3D para os jazigos minerais selecionados recorrendo a diversos métodos de estudo na área das geociências, assim, é necessário a colheita de vários dados mineralógicos, geoquímicos e termodinâmicos para a compreensão da dinâmica de circulação de fluídos que potencializou a riqueza de mineralizações da Zona de Ossa-Morena (ZOM). O reconhecimento da importância das inclusões fluídas (IF) na prospeção e exploração mineral é de longa data tomado em conta (e.g.Roedder, 1984; Wilkinson, 2001) bem como a relação destes fluídos com depósitos minerais economicamente importantes (Bodnar, 1981). As IF constituem micro-lacunas que permitiram a preservação dos paleofluídos que circularam num determinado sistema, assim, o seu estudo irá permitir obter informações de P-T-X-V destes fluídos no momento do seu aprisionamento nas pequenas lacunas, em minerais como quartzo, topázio, calcite, barite, berilo, entre outros. Desta forma, com estas informações, pretende-se realizar o primeiro estudo de fluídos associados a mineralizações na ZOM que poderão ter tido um papel fundamental em algumas das principais ocorrências minerais desta zona geotectónica. O estudo de inclusões fluídas realizado no âmbito deste projeto utiliza uma estação de aquecimento (Tmax +600ºC) / arrefecimento (Tmin -200ºC) LNP95 da Linkam acoplado a uma platina THMSG600. No decorrer do projeto irão ser utilizadas técnicas de análise química como espectrometria de Raman, LA-ICP-MS ou SEM, possibilitando a recolha de dados precisos sobre a composição do fluído bem como dados isotópicos que permitam estabelecer corretamente a origem dos fluídos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27468
Type: article
Appears in Collections:GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Maia et al (2017)_LExt.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois