Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27459

Title: Química mineral de fases minerais de As, Bi e Au presentes nos depósitos auríferos de Montemor-o-Novo (Zona de Ossa-Morena, Portugal)
Authors: SÃO PEDRO, Diogo
MENDES, Pedro
PEDRO, Jorge
NOGUEIRA, Pedro
Keywords: Zona de Ossa-Morena
Geoquímica
Escoural
Ouro
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade de Évora
Citation: SÃO PEDRO, D., MENDES, P., PEDRO, J., NOGUEIRA, P. (2019). Química mineral de fases minerais de As, Bi e Au presentes nos depósitos auríferos de Montemor-o-Novo (Zona de Ossa-Morena, Portugal). XII Congresso Ibérico de Geoquímica | XX Semana da Geoquímica (Évora), 297-300.
Abstract: A concessão de Montemor/Boa-Fé compreende um conjunto de ocorrências auríferas alvo de várias campanhas de prospeção desde os anos 70. Estas localizam-se nas unidades do Neoproterozóico afetadas pelo cisalhamento de Montemor-o-Novo, nas proximidades do Maciço de Évora (Zona de Ossa-Morena). As mineralizações estão relacionadas com eventos hidrotermais traduzidos pela presença de veios de quartzo e feldspato. A mineralização inclui arsenopirite, loellingite, pirite, calcopirite, maldonite e hedleyite, normalmente associadas a bismuto e ouro nativos. Neste trabalho, ainda preliminar, apresentam-se as análises químicas das fases minerais representativas da mineralização em quatro localizações da concessão Montemor/Boa-Fé: Monfurado, Casas Novas, Chaminé e Braços, descrevendo e distinguindo o quimismo das fases minerais portadoras de As, Bi e Au. Os resultados obtidos são compatíveis com os dados bibliográficos existentes, concordante com o descrito para depósitos “jazigos de ouro orogénico”.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27459
Type: article
Appears in Collections:GEO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
14_São Pedro et al (2019)_CIG2019.pdf421.81 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois