Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27429

Title: Impacto da criatividade no declínio cognitivo: estudo em mulheres portuguesas
Authors: Candeias, Adelinda
Medina-Pereira, A.
Vasques, A.
Arvanas, C.
Acacio, M.
Jardim, R.
Graça, S.
Editors: Candeias, Adelinda
Keywords: criatividade
reserva cognitiva
preservação cognitiva
declínio cognitivo
actividades artísticas
MMSE
Issue Date: 13-Dec-2019
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Candeias, A. A., Medina-Pereira, A., Vasques, A.T., Arvanas, C., Acacio, M., Jardim, R., Graça, S. (2019). Impacto da criatividade no declínio cognitivo: estudo em mulheres portuguesas. In, A.A. Candeias, (Coord.). Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão (Cap. 18, pp. 317-334). Évora: Universidade de Évora.
Abstract: A Criatividade, quer como processo, quer como reflexo da individualidade inerente à condição humana, traduz-se nas diversas vertentes contextuais que caracterizam a história e evolução da humanidade. Será um talento, um preditor de Inteligência ou uma capacidade aprendida através de exercícios que fomentem aprendizagem? A sua definição parece evidente, no entanto, assume-se como uma questão extremamente controversa (James, Gerard, Bagt-Traore, 2010). Sabe-se que, através de trabalhos como o de Alves, Simões e Martins (2014) que a avaliação do Declínio Cognitivo passa por um conhecimento prévio das capacidades cognitivas pré-mórbidas. O Declínio Cognitivo pode ser descrito pela perda contínua das capacidades cognitivas e executivas (Giebel, Sutcliffe, & Challis, 2015). A propósito desta abordagem, considera-se útil a utilização de métodos quantitativos como o Mini-Mental State Examination (MMSE). Nesta linha, Starr e colaboradores (1992) reconhecem que a pontuação obtida neste instrumento pode ser mediada pela Inteligência Pré-Mórbida e pela idade do indivíduo (Starr, & Lonie, 2007). Como fator protetor do Declínio Cognitivo, a Criatividade e a prática de atividades a esta relacionada demonstram poder intensificar aspetos como a eficácia e competência dos adultos idosos (Fisher, & Specht, 1999 citado por Flood, & Phillips, 2007). O artesanato, como uma prática criativa, não surge de uma tela branca. Recorrem-se a múltiplas componentes que refletem, potencialmente, uma personalidade criativa ou identidade regional e espelham a história, a motivação e a experiência que, conjugados de uma forma holística procuram aprimorar os produtos que, geralmente, se inserem na mesma categoria (Secca Ruivo, 2011). O presente estudo correlacional visa analisar o impacto da prática de atividades criativas – artesanato – nas capacidades cognitivas e executivas em mulheres idosas. Presume-se, então, que a Criatividade pode estar relacionada com a preservação e integração das capacidades cognitivas dos indivíduos.
URI: https://www.academia.edu/41790228/DESENVOLVIMENTO_AO_LONGO_DA_VIDA_APRENDIZAGEM_BEM_ESTAR_E_INCLUS%C3%83O
http://hdl.handle.net/10174/27429
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
cap 18 Impacto da Criatividade no Declínio Cognitivo_ Estudo Correlacional em Mulheres- versão livro.pdf398.62 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois