Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27364

Title: Influência dos níveis de arsénio nas atividades enzimáticas de soluções do solo em culturas de arroz: estudos em ensaios de campo
Authors: Piçarra, Andreia
Martins, M. Rosário
Nunes, Jorge D.
Alexandre, Carlos
Keywords: Arsénio
qualidade do solo
desidrogenases
fosfatases
arsenato-redutases
Issue Date: Nov-2019
Publisher: Universidade de Évora
Citation:  Piçarra, A., Martins, M.R., Nunes, J.D., Alexandre C. (2019). Influência dos níveis de arsénio nas atividades enzimáticas de soluções do solo em culturas de arroz: estudos em ensaios de campo. In Livro de Resumos do III Congresso Luso-Extremadurense de Ciências e Tecnologia, (M. Bezzeghoud, A. Araújo, C.P. Gomes, F. Carapau, M.H. Santos, Eds), Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Évora, Portugal, pp.86-88. ISBN: 978-972-778-133-1.
Abstract: A presença de arsénio no arroz constitui um risco elevado para a saúde humana e tem sido uma preocupação constante para os produtores de arroz, dado que as condições de alagamento do solo, a formação de formas de As mais assimiláveis. Nas plantas, o arsénio pode ser absorvido como As5+ através dos transportadores de fosfato, e convertido na raiz da planta em As3+por ação de arsenato-reductases na presença de glutationo reduzido (GSH) A contaminação pelo arsénio a longo prazo afeta a qualidade do solo e a sua biomassa microbiana, principal fonte de enzimas, muitas das quais relevantes nos ciclos microbiológicos de transformação de substratos essenciais para as plantas, designadamente desidrogenases, fosfatases, arilsulfatases, β-glucosidases e ureases podendo também ser afetados com os níveis de assimilação do arsénio pela planta. Neste estudo, procedeu-se à avaliação das atividades enzimáticas de desidrogenases, fosfatases e de arsenato-redutases em soluções de solo submerso, provenientes de ensaios de campo com culturas de arroz, com vista a testar diferentes procedimentos para redução dos níveis de arsénio.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27364
ISBN: 978-972-778-133-1
Type: article
Appears in Collections:MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
HERCULES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2019_Piçarra_LusoEstremadurense_Arsenio.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois