Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27255

Title: Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão
Authors: Candeias, Adelinda
Editors: Candeias, Adelinda
Keywords: Desenvolvimento ao longo da vida
Bem-estar
Inclusão
Aprendizagem
Psicologia da Educação
Psicologia do Desenvolvimento
Issue Date: 13-Dec-2019
Publisher: Universidade de Évora
Citation: A.A. Candeias (Coord.) 2019. Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão. Évora: Universidade de Évora
Abstract: Este livro surge da confluência de contributos vindos de três projetos ENABLIN+ (Leonardo Da Vinci), Cognition & Inclusion (ERASMUS+) e LLL-HUB (Lifelong Learning Programm) e da I Conferência Europeia em Life Long Learning (realizada na Universidade de Évora) em torno de um tema central: Desenvolvimento humano ao longo da vida – vi Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão. Este livro resulta da confluência de três temáticas agregadoras, cada uma delas operacionalizada num conjunto de capítulos. I. Aprendizagem(s) ao longo da vida Nesta secção são apresentados seis capítulos que concebem a aprendizagem ao longo da vida em função das competências cognitivas fundamentais para a inclusão e a igualdade de oportunidades na sociedade do conhecimento (as competências transversais fundamentais abordados no capítulo primeiro, e a flexibilidade cognitiva desenvolvida no capitulo quinto), e das ferramentas digitais de apoio à organização da informação e de suporte à aprendizagem (como é o caso da proposta de um observatório europeu de aprendizagem ao longo da vida apresentada no capítulo segundo). Esta secção aborda também as competências pessoais e identitárias (a autopercepção da inteligência de sucesso, abordada no capítulo terceiro, e adolescência como uma etapa preparatória fundamental de aprendizagem ao longo da vida, referida no capítulo quarto), e do contexto familiar como plataforma de aprendizagem ao longo da vida e de inclusão social e digital (capítulo sexto). II. Vunerabilidade(s) e Bem-estar A segunda secção é composta por seis capítulos que nos permitem vislumbrar alguns os reptos ao bem-estar e às vulnerabilidades que se colocam às pessoas na sociedade do conhecimento (capítulos sétimo e oitavo). As competências emocionais e a resiliência são fundamentais para realização e satisfação pessoal e profissional, qualidade de vida e bem-estar (capítulo décimo), mas também para fazerem face aos desafios formativos, ao nível do ensino básico, secundário e profissional, bem como no ensino superior; e profissionais e sua sustentabilidade moral ao longo da vida (capítulo nono e décimo segundo). Estes desafios têm obrigado ao desenvolvimento de novos instrumentos de avaliação de competências e de ameaças, como o assédio moral (capítulo décimo primeiro e décimo segundo). II. Inclusão ao longo da vida Na terceira secção são apresentadas respostas inclusivas para crianças, jovens, adultos e idosos. Depois de um capítulo inicial sobre as mudanças legislativas que enquadram um modelo universal de escola inclusiva (capítulo décimo terceiro), é apresentado uma atividade sociocultural de inclusão na universidade (capítulo décimo quarto), seguindo-se uma abordagem formativa holística e de longo prazo promotora de reabilitação, pessoal, cognitiva, emocional, social e profissional de adultos com diferentes formas de vii incapacidade (capítulo décimo quinto). Os últimos três capítulos deste livro são dedicados à última etapa do desenvolvimento humano e aos desafios que colocam em termos de aprendizagem a partir de uma experiência inédita no nosso país, levada a cabo na Universidade dos Açores (capítulo décimo sexto), em termos inclusão social e direitos humanos e de cidadania (capítulo décimo sétimo) e finalmente, no último capítulo (décimo oitavo) é demonstrado como as atividades tradicionais que estimulam a proteção da reserva cognitiva, porque requerem atividades sociais, cognitiva e criativas constantes e continuas ao longo da vida, contribuem para um processo de envelhecimento mais lento, e a preservação cognitiva e a qualidade vida nas idades mais tardias.
URI: https://www.academia.edu/41790228/DESENVOLVIMENTO_AO_LONGO_DA_VIDA_APRENDIZAGEM_BEM_ESTAR_E_INCLUS%C3%83O
http://hdl.handle.net/10174/27255
Type: book
Appears in Collections:CHRC - Publicações - Livros
PSI - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro_Desenvolvimento ao longo da vida_.pdf8.27 MBAdobe PDFView/Open
Livro_Desenvolvimento ao longo da vida_.pdf8.27 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois