|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/27255
|
Title: | Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão |
Authors: | Candeias, Adelinda |
Editors: | Candeias, Adelinda |
Keywords: | Desenvolvimento ao longo da vida Bem-estar Inclusão Aprendizagem Psicologia da Educação Psicologia do Desenvolvimento |
Issue Date: | 13-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | A.A. Candeias (Coord.) 2019. Desenvolvimento ao longo da vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão. Évora: Universidade de Évora |
Abstract: | Este livro surge da confluência de contributos vindos de três projetos ENABLIN+
(Leonardo Da Vinci), Cognition & Inclusion (ERASMUS+) e LLL-HUB (Lifelong Learning
Programm) e da I Conferência Europeia em Life Long Learning (realizada na Universidade
de Évora) em torno de um tema central: Desenvolvimento humano ao longo da vida –
vi
Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão. Este livro resulta da confluência de três temáticas
agregadoras, cada uma delas operacionalizada num conjunto de capítulos.
I. Aprendizagem(s) ao longo da vida
Nesta secção são apresentados seis capítulos que concebem a aprendizagem ao longo
da vida em função das competências cognitivas fundamentais para a inclusão e a
igualdade de oportunidades na sociedade do conhecimento (as competências
transversais fundamentais abordados no capítulo primeiro, e a flexibilidade cognitiva
desenvolvida no capitulo quinto), e das ferramentas digitais de apoio à organização da
informação e de suporte à aprendizagem (como é o caso da proposta de um observatório
europeu de aprendizagem ao longo da vida apresentada no capítulo segundo). Esta
secção aborda também as competências pessoais e identitárias (a autopercepção da
inteligência de sucesso, abordada no capítulo terceiro, e adolescência como uma etapa
preparatória fundamental de aprendizagem ao longo da vida, referida no capítulo quarto),
e do contexto familiar como plataforma de aprendizagem ao longo da vida e de inclusão
social e digital (capítulo sexto).
II. Vunerabilidade(s) e Bem-estar
A segunda secção é composta por seis capítulos que nos permitem vislumbrar alguns os
reptos ao bem-estar e às vulnerabilidades que se colocam às pessoas na sociedade do
conhecimento (capítulos sétimo e oitavo). As competências emocionais e a resiliência são
fundamentais para realização e satisfação pessoal e profissional, qualidade de vida e
bem-estar (capítulo décimo), mas também para fazerem face aos desafios formativos, ao
nível do ensino básico, secundário e profissional, bem como no ensino superior; e
profissionais e sua sustentabilidade moral ao longo da vida (capítulo nono e décimo
segundo). Estes desafios têm obrigado ao desenvolvimento de novos instrumentos de
avaliação de competências e de ameaças, como o assédio moral (capítulo décimo
primeiro e décimo segundo).
II. Inclusão ao longo da vida
Na terceira secção são apresentadas respostas inclusivas para crianças, jovens, adultos e
idosos. Depois de um capítulo inicial sobre as mudanças legislativas que enquadram um
modelo universal de escola inclusiva (capítulo décimo terceiro), é apresentado uma
atividade sociocultural de inclusão na universidade (capítulo décimo quarto), seguindo-se
uma abordagem formativa holística e de longo prazo promotora de reabilitação, pessoal,
cognitiva, emocional, social e profissional de adultos com diferentes formas de
vii
incapacidade (capítulo décimo quinto). Os últimos três capítulos deste livro são dedicados
à última etapa do desenvolvimento humano e aos desafios que colocam em termos de
aprendizagem a partir de uma experiência inédita no nosso país, levada a cabo na
Universidade dos Açores (capítulo décimo sexto), em termos inclusão social e direitos
humanos e de cidadania (capítulo décimo sétimo) e finalmente, no último capítulo (décimo
oitavo) é demonstrado como as atividades tradicionais que estimulam a proteção da
reserva cognitiva, porque requerem atividades sociais, cognitiva e criativas constantes e
continuas ao longo da vida, contribuem para um processo de envelhecimento mais lento,
e a preservação cognitiva e a qualidade vida nas idades mais tardias. |
URI: | https://www.academia.edu/41790228/DESENVOLVIMENTO_AO_LONGO_DA_VIDA_APRENDIZAGEM_BEM_ESTAR_E_INCLUS%C3%83O http://hdl.handle.net/10174/27255 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CHRC - Publicações - Livros PSI - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|