Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27147

Title: Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português Alentejano
Authors: Lima, Antónia Lima
Editors: Anglo Saxonica
Issue Date: 2020
Publisher: Anglo Saxonica
Citation: Lima, M. A.. “Desobediência Civil Em estrada De Palha: Um western Português Alentejano”. Anglo Saxonica, vol. 17, no. 1, 2020, p. 10. DOI: http://doi.org/10.5334/as.4
Abstract: Resumo Num tempo de muitas corrupções e conformismos generalizados, surge um realizador, Rodrigo Areias, capaz de projectar no grande ecrã o desencanto do sentimento colectivo de nada se poder mudar num país em que a lei do mais forte impera. Neste cenário, o apelo ético e político do conceito de Desobediência Civil de Henry David Thoreau impõe-se mais do que nunca justificando, assim, totalmente a produção de um filme como Estrada de Palha (2012). Se o realizador português procurou indicar, nesta sua obra, a urgência de actos de desobediência civil na sociedade portuguesa actual, produzindo um western português influenciado pela filosofia política de Desobediência Civil de H. D. Thoreau, o presente ensaio terá necessariamente de reflectir sobre esta influência e sobre vários aspectos da actualidade dos pensamentos deste autor americano, identificando-lhe interessantes paralelismos com Alberto Carneiro, a personagem central cinematograficamente criada. Concebendo o seu filme como um western alentejano, de que não estão ausentes referências a Ford, Leone, Jarmusch, Jodorowsky e Canijo, Rodrigo Areias conseguiu nele contrastar a violência com o bucolismo, a desobediência com a passividade, o conflito com a paz, conciliando o inconciliável e criando fortes equivalentes imagéticos do conceito ético de resistência passiva de Thoreau. Este estudo propõe-se, assim, abordar a evocação, neste filme, do imaginário do western americano e dos seus códigos distintivos, observando o processo da sua desconstrução numa identidade portuguesa e da sua conciliação com a imaginação subversiva do Transcendentalismo Americano, onde Thoreau se integra. Adequado à representação de um ambiente político‑social instável, o western será, sem dúvida, um dos géneros que melhor representa sistemas sociais em crise, onde actos de resistência passiva mais serão colocados à prova pelo seu directo confronto com abusos de poder e com legitimações constantes da usurpação e corrupção. Em sintonia com o seu realizador, defender-se-á neste ensaio que Estrada de Palha se tornou mais interessante por ser um western assumidamente português que desenvolve uma via estética e ética de consciencialização política da realidade nacional actual, sem se tornar num cliché do género, nem tão pouco num filme de vincada ideologia programática. Palavras-Chave Henry David Thoreau; Desobediência Civil; western; Estrada de Palha; Rodrigo Areias. ABSTRACT In a time of widespread corruption and conformism, a director, Rodrigo Areias, emerges capable of projecting onto the big screen the disenchantment of a collective feeling that nothing can change in a country where the law of the jungle rules. In this scenario, the ethical and political appeal of Henry David Thoreau's concept of Civil Disobedience is more compelling than ever, thus fully justifying the production of a film such as Estrada de Palha (Straw Road) (2012). If in his work the Portuguese director sought to indicate the urgency of civil disobedience acts in present-day Portuguese society, producing a Portuguese western influenced by HD Thoreau’s Civil Disobedience political philosophy. Thus, this essay will necessarily have to reflect on this influence and on the various aspects of the timeliness of this American author's thoughts while identifying interesting parallels with Alberto Carneiro, the main cinematographically created character. Conceiving his film as a western set in Alentejo, which does not lack references to Ford, Leone, Jarmusch, Jodorowsky and Canijo, Rodrigo Areias was able to contrast violence with bucolicism, disobedience with passivity and conflict with peace, reconciling that which is irreconcilable and creating strong imaginary equivalents of Thoreau's ethical concept of passive resistance. As a result, this study proposes to address how this film evokes the western American imagination and its distinctive codes, observing the process of its deconstruction into a Portuguese identity and its reconciliation with the subversive imagination of American Transcendentalism that Thoreau integrates. Suitable for representing an unstable sociopolitical environment, the western is undoubtedly one of the genres that best represents social systems in crisis, where acts of passive resistance will be most tested by their direct confrontation with misuse of power and a constant legitimation of usurpation and corruption. In line with its director, this essay will argue that Estrada de Palha has become more interesting because it is an admittedly Portuguese western that develops aesthetic and ethical means of political awareness of the current national reality, without neither becoming a cliché of the genre, nor a film with a strong ideological agenda. Keywords: Henry David Thoreau; Civil Disobedience; western; Estrada de Palha; Rodrigo Areias.
URI: https://www.revista-anglo-saxonica.org/articles/10.5334/as.4/
http://hdl.handle.net/10174/27147
Type: article
Appears in Collections:LLT - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Estrada de Palha - Anglo Saxonica.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois