Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27001

Title: Educação ambiental e paradigma da complexidade: aproximações entre ciências naturais e ciências humanas
Authors: Kataoka, Adriana Massaê
Morais, Manuela
Morais, Manuela
Editors: UNIFAP
Keywords: Ambiente
Educação
Sociedade
Complexidade
Issue Date: Dec-2018
Publisher: PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP
Citation: 1. Kataoka A. M. & e Morais M. M., 2018 - Educação ambiental e paradigma da complexidade: aproximações entre ciências naturais e ciências humanas. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 11, n. 2, p. 53-65.
Abstract: Nos últimos anos a educação ambiental (EA) tem se firmado como um cam-po do conhecimento e de pesquisa que agrega contribuições de diferentes epistemo-logias. O conceito de EA surge por volta da década de setenta, inserido num contexto de lutas sociais ou direitos fundamentais. Posteriormente assume um caráter ambien-tal, marcado por uma visão naturalista, adotando concepções da biologia, numa atitu-de ecocêntrica, preocupada com a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, afastando-se do contexto social. Após 2004 começam a surgir as primeiras críticas a esta abordagem conceitual, e a EA passa a ser reconhecida como “Educação”, inte-grando a dimensão humana, em seus aspectos sociais, políticos e econômicos. Consi-deramos que nesta caminhada a EA ampliou a capacidade de compreensão das múlti-plas interações entre sociedade e ambiente, se posicionando de forma privilegiada pa-ra enfrentamento da crise socioambiental, na busca da transformação da relação soci-edade e natureza. Todavia, como um pêndulo, a EA saiu de um extremo, ou seja, das abordagens que privilegiam o olhar das ciências naturais para o das ciências humanas, frequentemente carentes de informações específicas que permitam a compreensão dos fenômenos naturais. Considerando todo este percurso, propomos fazer uma refle-xão inspirada em Morin que defende a humanização das ciências naturais e a naturali-zação das ciências sociais. Essa perspectiva epistemológica pode contribuir para a in-serção transversal da EA no âmbito do ensino formal, quiçá do ensino superior, contri-buindo na construção do conhecimento transdisciplinar envolvendo o indivíduo, a so-ciedade e a natureza, como um só elemento de reflexão.
URI: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/viewFile/4705/adrianav11n2.pdf
http://hdl.handle.net/10174/27001
Type: article
Appears in Collections:BIO - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Educação ambiental e paradigma da complexidade aproximações entre ciências naturais e ciências humanas.pdf503.78 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois