Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26964

Title: ESTÁ O GOVERNO DA ESCOLA SOB O COMANDO DA NORMA PADRONIZADA? QUANDO A CRÍTICA MORDAZ CURTO-CIRCUITA AS ORDENS DE GRANDEZA DAS FORMAS DE GOVERNAÇÃO
Authors: Resende, José Manuel
Beirante, David
Gouveia, Luís
Keywords: Programa de Justiça escolar
escola performativa
regimes de ação
professores do ensino básico e secundário
Issue Date: 2019
Publisher: APS
Citation: Resende, José Manuel. Beirante, David. Gouveia, Luís. ESTÁ O GOVERNO DA ESCOLA SOB O COMANDO DA NORMA PADRONIZADA? QUANDO A CRÍTICA MORDAZ CURTO-CIRCUITA AS ORDENS DE GRANDEZA DAS FORMAS DE GOVERNAÇÃO. Revista Sociologia Online. n 21. 2019
Abstract: O conjunto de mudanças que ocorrem nos sistemas educativos nas últimas décadas tem como vetor fundamental a mudança do programa de justiça que orienta o seu funcionamento. É o paradigma de escola eficaz que ganha paulatinamente terreno. Esta evolução no plano dos princípios de justiça e lógicas de funcionamento tem repercussões nas formas de exercício da atividade docente, enquanto pilar incontornável para a prossecução destas novas orientações. Ora, estas novas demandas não significam que elas sejam mecanicamente assimiladas por estes profissionais. É perscrutável uma diversidade de lógicas atuantes, assentes em diferentes composições de regimes de envolvimento na ação, no exercício da atividade, e que entram em tensão de diferentes formas com as lógicas performativas incrustadas no funcionamento do sistema educativo. Alguns dos dados recolhidos no âmbito de um projeto de investigação fornecem o suporte empírico para as indagações que se pretendem desenvolver sob um enfoque teórico de cariz pragmatista.
URI: https://revista.aps.pt/pt/esta-o-governo-da-escola-sob-o-comando-da-norma-padronizada/
http://hdl.handle.net/10174/26964
ISSN: 1647-3337
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SociologiaAPS201921Capitulo1.pdf503.15 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois