Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26811

Title: “APRENDE, PENSA E DECIDE” – PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA
Authors: Reliquias, Tânia
Caldeira, Ermelinda
Editors: Mendes, Felismina
Jesuíno, Correia
Keywords: Álcool
Adolescente
Conhecimento
Saúde escolar
Promoção da saúde
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Reliquias, T.; Caldeira, E. (2018). Aprende, Pensa e Decide - Projeto de Intervenção Comunitária. In Resumo dos Trabalhos Apresentados no V Colóquio Luso-Brasileiro sobre Saúde, Educação e Representações Sociais (CLBSERS) E X Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais (FISERS), Évora, 28-30 novembro 2018 (pp. 22). Évora: Universidade de Évora.
Abstract: A adolescência é uma fase de construção, de transformação e descoberta, por vezes turbulenta e conflituosa, sendo comum a procura de novas experiências e sensações. Esta procura pode contribuir para a adoção de comportamentos de risco, de entre os quais o consumo de álcool. Considerando a pertinência da temática foi elaborado e implementado o projeto “Aprende, Pensa e Decide”. Objetivo: Este projeto tem como objetivo reduzir a prevalência do consumo de álcool, nos adolescentes que frequentam o 9º ano de escolaridade, de uma escola em Évora. Métodos. O projeto “Aprende, Pensa e Decide” integra-se no âmbito da saúde escolar e foi desenvolvido de acordo com a metodologia do Planeamento em Saúde. Primariamente foi efetuado o diagnóstico de situação, cuja amostra foi composta por 82 adolescentes a frequentar o 8º ano de escolaridade, selecionados de forma aleatória. Foi utilizada como técnica de recolha de dados o questionário: “European Family Empowerment” (IREFREA, 2012) e Questionário de Avaliação de Conhecimentos acerca do álcool (1). A análise dos dados foi efetuada através do programa estatístico SPSS versão 24,0. Resultados. Identificaram-se como problemas prioritários: início precoce, consumo regular e excessivo de álcool pelos adolescentes, défice de conhecimentos acerca do tema e consumo de álcool incentivado e tolerado pelos pais/família. Foram definidas várias estratégias de intervenção, possibilitando o envolvimento dos adolescentes, pais/família e comunidade escolar, visando a aquisição de estilos de vida saudáveis e prevenção de comportamentos nocivos. Conclusão: A avaliação dos resultados conseguidos indica que as intervenções efetuadas permitiram alcançar os objetivos propostos.
URI: http://www.clbsers2018.uevora.pt/resumos-provisorios/
http://hdl.handle.net/10174/26811
ISBN: 978-989-99122-8-1
Type: article
Appears in Collections:ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Aprende, Pensa e Decide - Projeto de Intervenção Comunitária.JPG232.69 kBJPEGView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois