Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/26702
|
Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto? |
Authors: | Pereira, Mafalda Nascimento |
Advisors: | Artur, Ana |
Keywords: | Trabalho por projeto Flexibilização Curricular Cooperação Competências Sociais Project Work Curricular Flexibility Cooperation Social Skills |
Issue Date: | 12-Dec-2019 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório que procura dar conta do processo investigativo, desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada. Pro-curámos compreender e promover o Trabalho por Projeto nos dois contextos educativos, orientadas por visões pedagógicas que privilegiam práticas assen-tes em valores democráticos da educação e no exercício dos direitos das cri-anças. Procurámos co construir ambientes de diferenciação pedagógica em cooperação com as titulares de turma com vista à construção do currículo mais participada pelas crianças. Tivemos como base a revisão da literatura referente ao Trabalho por Projeto na tentativa de experimentar as suas potencialidades, assim como as recentes alterações legislativas e curriculares, designadamente o Decreto-Lei 55 de 2018 e o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obriga-tória (Martins et al., 2017).
Utilizámos a metodologia de investigação-ação por permitir reajustes necessários ao longo da intervenção, ser dinâmica e potenciar a constante re-flexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação participante e notas de campo que permitiram recolher evidên-cias e a reflexão escrita.
O Trabalho por Projeto revelou-se uma metodologia bastante enrique-cedora nos dois contextos, surgindo projetos em que o envolvimento não só das crianças como também as famílias e comunidade foram visíveis; Abstrat:
Report of Supervised Teaching Practice in Master in Preschool Education and Primary School Teaching- Let's learn by project?
Within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching Primary Education comes the present report that seeks to account for the investigative process, developed during the Supervised Teaching Prac-tice. We sought to understand and promote Project Work in both educational contexts, guided by pedagogical views that favor practices based on demo-cratic values of education and the exercise of children's rights. We endeav-oured to build environments of pedagogical differentiation in cooperation with the class holders with a view to building the curriculum most attended by the children. We based our review of the literature on Project Work in an attempt to experience its potential, as well as recent legislative and curricular changes, namely Decree-Law 55 of 2018 and the Profile of Students Exiting Obligatory Education (Martins et al., 2017).
We use the action research methodology because it allows the neces-sary readjustments throughout the intervention, being dynamic and enhancing the constant reflection on the action and for the action. The data collection in-struments were participant observation and field notes that allowed collecting evidence and written reflection.
Project work has proved to be a very enriching methodology in both contexts, and projects have emerged in which the involvement of children, fam-ilies and communities was visible. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/26702 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|