Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26688

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Inter-relações entre ciências e a expressão visual
Authors: Mendes, Inês Pereira
Advisors: Fialho, Isabel José Botas Bruno
Keywords: Ciências
Expressão Visual
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Science
Visual Expression
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
Issue Date: 10-Dec-2019
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Évora, tendo por base as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenvolvido o tema: Inter-relações entre Ciências e Expressão Visual, assente na metodologia da investigação-ação e teve como principal objetivo promover nas crianças a literacia científica na sua relação com a expressão visual. Este relatório tem como objetivo aprofundar as potencialidades da abordagem integrada das duas áreas mencionadas. Conclui que essa integração se revela benéfica para as crianças, sendo possível envolver estas esferas de saber e encontrar convergências. O tema deste relatório parte de interesses e inquietações pessoais, pois sentia necessidade de aprofundar conhecimentos sobre esta temática. A exploração dos temas abordados no relatório veio ao encontro da minha vontade em responder a questões que se relacionavam com a aprendizagem de conceitos científicos e com a aprendizagem da expressão visual. Este documento encontra-se organizado em quatro capítulos principais. Inicialmente é apresentada uma fundamentação teórica que remete para a importância das duas áreas do saber abordadas neste relatório, sendo estas as ciências físico-naturais e a expressão visual. Posteriormente é apresentada a caracterização dos dois contextos de intervenção pedagógica onde se realizou a prática de ensino supervisionada. Segue-se uma exposição das observações da prática da investigação-ação realizada durante a prática de ensino supervisionada, concluindo com as respetivas considerações finais; Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool and Elementary School: Interrelationship between Sciences and Visual Expression The present pedagogic practice report is part of the Master programme Pre-School Education and Training of 1st Basic Education, at the University of Évora. This report was done within the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. This pedagogic practice centred the topic: Inter-relations between Sciences and Visual Expression. This practice was based on action-research methodology and had as main objective to promote in children the scientific literacy and its relation with visual expression. This report aims at widening the potential of the integrating the two areas mentioned as a teaching approach. It was concluded that this relation has shown to be beneficial towards the learning process of these two disciplines. The topic addressed in this report was chosen based on personal interests and concerns, due to the need of increasing my personal knowledge and experience on learning disciplines interactions. The research approach during my practice was developed by answering questions related to the learning of scientific concepts and the learning of visual expression. This document is organized in four main chapters. In the first main chapter, a theoretical background is presented on the importance of the two areas of knowledge addressed in this internship report, these being the physical-natural sciences and the visual expression. It is followed by the characterization of the two pedagogical intervention contexts where the supervised teaching practice was carried. The collection and processing of information described in this chapter are based on the experiences lived by the involved parties during my traineeship. Finally, the research-action methodology that I applied during my investigation-practice is presented in chapter four, concluding with the final considerations in chapter five.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26688
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Educação_Pré_escolar_e_Ensino_do_1º_Ciclo_do_Ensino_Básico-Inês_Pereira_Mendes-Prática_de_ensino_supervisionada_em_educação....pdf3.43 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois