Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26559

Title: Cuidados precoces na reabilitação da funcionalidade
Authors: Guerreiro, Maria Inês
Bule, Maria José
Reis, Gorete
Editors: UID Comunidades Envelhecidas Funcionais – Age.Comm do IPCB
Keywords: Rehabilitation Nursing
Self-Care
Disability
Exercise Therapy
Issue Date: Nov-2019
Publisher: Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citation: Guerreiro, M. I., Bule, M. J., & Reis, G. (2019). Cuidados precoces na reabilitação da funcionalidade. Paper presented at the 1º Congresso Internacional Comunidades Envelhecidas Desafios para o Desenvolvimento, Castelo Branco.
Abstract: Introdução As alterações da funcionalidade e a dependência no autocuidado são frequentes após o AVC. Ambiente terapêutico facilitador e estimulante favorece a reabilitação. Cuidados de enfermagem de reabilitação precoces são apontados como importantes para a recuperação do processamento motor e das atividades funcionais Materiais e métodos Estudos de caso múltiplos, descritivos, segundo guidelines CARE (Case REport). Objetivo: Analisar resultados da intervenção terapêutica precoce do enfermeiro de reabilitação, na funcionalidade, em doentes com AVC. Recolha de dados no período de setembro 2018 a janeiro 2019, incluiu a caracterização sócio-biográfica, bio-fisiológica, a Medida de Independência Funciona (MIF)e o equilíbrio- Escala de Berg (EEB). Intervenção: Treino de autocuidados e equilíbrio. Participaram quatro doentes, idade média de 71,8 anos (DP= 9,9 anos), que consentiram integrar o estudo. Estudo aprovado em Comissão de Ética. Resultados O treino de autocuidados e do equilíbrio conduziu três doentes ao score de dependência modificada (assistência até 25% da atividade) e um participante manteve o nível de dependência modificada (assistência até 50% da atividade). A média de evolução nos autocuidados variou entre 0,75 pontos e 1,75 pontos, com evolução mais favorável na alimentação, higiene, vestir a metade superior e uso do sanitário. A evolução média no equilíbrio foi de 12,75 pontos, três doentes mantiveram-se na categoria Aceitável e um evoluiu para Bom. Conclusões Os cuidados de enfermagem de reabilitação foram eficazes na transição da dependência completa para dependência modificada. O tempo de intervenção esteve condicionado, é tido como uma limitação no estudo.
URI: https://congress.agecomm.pt/event/comunidades-envelhecidas-desafios-para-o-desenvolvimento-2019-11-14-2019-11-16-1/agenda
http://hdl.handle.net/10174/26559
Type: article
Appears in Collections:ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Livro de Resumos_Age.Comm.pdf20.83 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois