Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/26505

Title: Enfermagem de Reabilitação na capacitação da pessoa para o autocuidado transferir-se
Authors: Guerreiro, Luisa
Fernandes, Manuel
Keywords: enfermagem
Reabilitação
autocuidado
movimentação e transferencia
Issue Date: Apr-2019
Publisher: JOURNAL OF AGING AND INNOVATION,
Citation: Guerreiro, L., Fernandes M., E. (2019) Rehabilitation Nursing in the empowerment of the person for self-care transfer, Journal of Aging & Innovation, 8 (1): 84 - 96
Abstract: A capacidade para transferir-se é uma capacidade vital para a autonomia na mobilidade do doente. Nos dias de hoje são diversas as causas das alterações da mobilidade, que acarretam consequência negativas que advém do repouso prolongado no leito. A mobilização precoce permite-nos minimizar as suas consequências. A capacitação para o autocuidado transferir-se permite à pessoa mover-se de uma superfície para outra, este treino passa por treino de equilíbrio e preparação para o treino de marcha A enfermagem de reabilitação, direciona-se para a prevenção, recuperação da autonomia e independência e habilitação das pessoas em processo de doença súbita ou descompensação de doença crónica, que daí advenha deficit funcional. Objetivo: desenvolver um programa de enfermagem de reabilitação para capacitar a pessoa no autocuidado transferir-se. Metodologia: realizada uma seleção de participantes com alteração no autocuidado transferir-se, na qual foi desenvolvido um programa de enfermagem de reabilitação e avaliado os seus resultados, seguindo a metodologia de investigação-ação. Os instrumentos de colheita de dados foram: Escala de força muscular modificada, Escala de Equilíbrio de Berg e Escala de Barthel. Resultados: constatou-se uma evolução positiva na melhoria da força, do equilíbrio e no desempenho das atividades de vida, tendo como referência a avaliação antes e após da implementação do plano de intervenção de enfermagem de reabilitação. Conclusões: existiu benefício na implementação do programa de enfermagem de reabilitação para pessoa com alteração no autocuidado transferir-se.
URI: http://hdl.handle.net/10174/26505
ISSN: 2182-696X
Type: article
Appears in Collections:CICTS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Enfermagem de Reabilitação na capacitação da pessoa.pdf391.97 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois